Bolhas e calos podem incomodar muito. Saiba como cuidar!

 

Dr. Sérgio Ricardo G. Freire Júnior – Ortopedia Esportiva, membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia, Sociedade Brasileira de Artroscopia e Traumatologia Esportiva, Internacional Society of Arthroscopy, Knee Surgery and Orthopedic Sports Medicine, Oficial Médico da CONMEBOL.

 

 

 

 

 

 

Os profissionais da saúde dos pés podem cuidar de você.
Para Prevenir esses problemas utilize os calçados adequados, não utilize meias úmidas e em caso de sintomas, procure um profissional especializado.

Embora as bolhas e calos pareçam ser uma queixa muito pequena (em relação a outras lesões), elas podem ser uma importante fonte de dor e impedir que uma pessoa tenha suas atividades habituais e esportivas sem limitações. O calcanhar, o quinto dedo e a parte inferior logo antes do dedão são, geralmente, os locais mais comuns. Existem várias estratégias diferentes que podem ser usadas para prevenir e tratar esse problema.

As bolhas são causadas por fricção, geralmente de seus sapatos ou de suas meias esfregando contra a pele. A umidade é um fator muito importante a deve ser observado. Por isso, aquelas pessoas que apresentam uma sudorese elevada (muito suor) nos pés devem redobrar os cuidados. Já os calos aparecem pelo espessamento progressivo da pele. Algumas alterações anatômicas (esporão, joanete, deformidades) são fatores que podem facilitar a formação de bolhas e calos. Pessoas com pele frágil ou má circulação nos pés (diabetes, doença arterial periférica) devem consultar um profissional de saúde assim que calos ou calosidades começarem a desenvolver, para evitar complicações comuns nesses casos. Calçados muito apertados, muito estreitos ou que exercem a fricção em pontos específicos também podem causar espessamento da pele (calos) ou bolhas. Veja o artigo sobre a medida dos pés e escolha dos calçados.

Uma bolha deve ser devidamente tratada, pois além de provocar dor e lesão na pele, pode ser acometida por infecções sérias. Por isso, evite perfurar a bolha com uma agulha sem a devida limpeza. Melhor procurar por cuidado médico para esse procedimento. Se as bolhas ainda não estouraram, o ideal é não as estourar, uma vez que o teto da bolha é o curativo natural para seu interior cicatrizar bem. Evite, também, cortar ou raspar os calos, pelo mesmo risco de provocar uma infecção. É importante proteger com um curativo (hidrocolóides) que não grude. Esse curativo serve, também, para os calos.

Bolhas são quase 100% evitáveis. Algumas estratégias práticas para tentar impedir a ocorrência de bolhas incluem:

  • Limpe, seque e hidrate adequadamente os seus pés (cuide bem deles);
  • Alternar entre calçados diferentes;
  • Não use calçados novos se for a um evento ou ficar muito tempo de pé;
  • Escolha as meias certas;
  • Mantenha seus pés secos;
  • Proteja locais onde apresentam alterações iniciais (vermelhidão, dor);
  • Use algo acolchoado (esponja ou algodão) para proteger o local em risco;
  • Tenha cuidado especial ao iniciar alguma nova atividade.

Se você tem tendência a formação de calos e bolhas, o uso de vaselina e de alguns protetores vendidos ajudam muito na prevenção.

Lembre-se que a retórica aqui é sempre válida: melhor prevenir que remediar!

 

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Relacionados

Pular para o conteúdo