Judô

Diferenciais da modalidade Judô nas Olimpíadas Especiais

A partir da luta em pé, de joelhos ou no solo, fazendo uso das técnicas do esporte, atletas usando o Judogi (também conhecido por kimono no Brasil ou roupa de Judô), fazem do combate corporal uma relação entre atleta versus companheiro, visto que a figura do adversário é substituída pela imagem do parceiro de treino ou competição. As técnicas do go-kyo são preconizadas para o ensino, assim como as imobilizações. Para graduados, contudo, é possível o ensino das demais técnicas, porém estas não são permitidas para a competição.

As técnicas de sacrifício, estrangulamento, chaves-de-braço não são permitidas. Assim como ações de projeção que partam da posição de joelhos, como o seoi-nage ajoelhado. As regras são adaptadas da IJF, com ajustes específicos referente à mudança do tempo, posicionamento verbal do árbitro e outras pequenas adaptações para permitir uma melhor participação do atleta. A questão da disciplina, respeito, organização, hierarquia, entre outros valores, fazem parte da conduta diária do esporte que não diferencia nada e ninguém.

No Judô da Special Olympics International, os atletas estão agrupados de acordo com seus níveis de habilidades e não somente por peso e sexo, como nos casos do Judô Olímpico e Paraolímpico. Em alguns casos são montadas categorias combinadas entre pesos próximos quando há um número reduzido de atletas em competição.

As divisões por classes etárias: Infanto-Juvenil (06 a 13 anos), Juvenil-Junior (+14 a -21 anos), Senior-Master (+21 anos) estimulando a equidade esportiva no caso da competição. No entanto, quando se trata de festivais não há separações entre idade, gênero ou peso. A principal diferença entre o Judô deste segmento e a modalidade no âmbito paraolímpico ou olímpico é que não são permitidas as técnicas de sacrifício, estrangulamentos ou chaves-de-braço. Outra novidade são as competições por equipes combinadas em que há a disputa em 5 categorias de peso, conforme o regulamento da IJF (Federação Internacional de Judô). Todavia, quando o país, cidade ou clube não tiver o número total de atletas é permitida a composição de atletas de outras equipes ao time que participará da competição.

Competição Judô nas Olimpíadas Especiais:

Atletas em cada esporte e eventos são agrupados por idade, sexo e habilidade, de modo a proporcionar uma chance razoável de ganhar. Na Special Olympics International não há Recordes Mundiais, pois cada atleta, seja o mais rápido ou mais lento da divisão é valorizado e reconhecido da mesma forma. Em cada divisão, todos os atletas receberão um prêmio em forma de medalhas. No Judô premia-se com medalhas de ouro o primeiro colocado, prata o segundo colocado e bronzes para os dois terceiros lugares. Porém, para os quintos lugares em diante, premia-se com medalhas de participação.

Essa ideia de agrupamentos por habilidades semelhantes é a base para a competição da Special Olympics International. Ela se torna viável pelo Divisioning (treino de classificação), onde é possível observar a motricidade individual global e específica sobre os gestos motores do Judô e os padrões de composição física de cada participante. A equidade competitiva pode ser testemunhada em todos os eventos da Special Olympics International. Todos os atletas recebem a mesma oportunidade de participar, se apresentar e ser reconhecido por fazer o seu melhor por seus companheiros, familiares, amigos e fãs.

Provas Oficiais

As provas abaixo fazem parte do programa oficial da Special Olympics International. A série de eventos é destinada a proporcionar oportunidades de competição a atletas de todos os níveis de habilidades.

  1. Dribles em velocidade;
  2. Equipe de habilidades de basquetebol;
  3. Torneio de habilidades individuais;
  4. Equipes (competição);
  5. Meia quadra: 3X3 (competição);
  6. Equipes de basquetebol unificado (competição);
  7. Meia quadra de basquetebol unificado: 3X3 (competição).

OBS.: No Brasil será incentivada a realização da “Competição de Equipes”, incluindo os testes de avaliação das habilidades de basquetebol para definir a divisão em que cada equipe jogará. Também o “Torneio de Habilidades Individuais”, composto de três provas, e a “Competição de Equipes de Basquetebol Unificado”.

Pular para o conteúdo