Natação e Águas Abertas

Provas Oficiais
  • Provas de Caminhada e de Flutuação
    Estas provas proporcionam desafio significativo para os atletas com baixo nível de habilidade. Não será permitido o uso de qualquer tipo de flutuador nas provas, exceto naquelas especificadas como provas de flutuação e de Nado Assistido.
  • Nado Não-Assistido
    Estas provas proporcionam desafio significativo para os atletas com baixo nível de habilidade. Os atletas nadarão a distância total sem nenhum auxílio físico. Oficiais de prova podem permitir que técnicos ofereçam encorajamento verbal e/ou instrução aos nadadores, porém somente do deque da piscina nestas provas.
  • Nado Assistido
    Estas provas proporcionam desafio significativo para os atletas com maior comprometimento motor. Cada atleta terá seu próprio técnico/assistente. O assistente poderá tocar, orientar ou instruir o atleta, mas não poderá lhe dar sustentação ou auxiliá-lo no movimento para frente. O nadador poderá usar um flutuador (consultar as especificações relacionadas na cláusula D, 2 – Equipamentos). O assistente poderá permanecer na piscina ou no deque.

*encontradas em http://www.fina.org/rules/index.php.

Os Regulamentos Esportivos Oficiais da Special Olympics International para os Esportes Aquáticos regem todas as competições da Olimpíadas Especiais. Como um programa de esportes internacional, a Special Olympics International criou estas regras com base nos regulamentos para esportes aquáticos estabelecidos pela Federation Internationale de Natacion Amateur (FINA) [Federação Internacional de Natação Amadora] regras aquáticas*.

Os regulamentos da FINA ou do NGB [Órgão Regulador Norte-Americano] serão cumpridos, exceto quando os mesmos forem conflitantes com os Regulamentos Esportivos da Special Olympics International para os Esportes Aquáticos ou Artigo I. Nestes casos, devem ser utilizados os Regulamentos Esportivos Oficiais para Esportes Aquáticos.

A abrangência das provas tem a intenção de oferecer oportunidades de competição para atletas de todos os níveis de habilidade a partir dos 08 anos de idade. Programas devem determinar as provas oferecidas e, se necessário, as orientações para a realização destas provas. Técnicos são responsáveis por oferecer treinamento e selecionar as provas apropriadas para o nível de habilidade e interesse do atleta. Recomenda-se que o técnico responsável seja certificado pela Special Olympics International.

Pular para o conteúdo