Atletas Líderes

O Programa Atletas Líderes teve início no Brasil em 2013. Seguindo os valores das Olimpíadas Especiais e acreditando que todo Atleta é um ATLETA LÍDER, o programa quer desenvolver cada vez mais habilidades e competências comportamentais para que os atletas sejam protagonistas, alcancem cada vez mais autonomia e independência e atuem em papéis significativos.

Abordar temas como: Liderança InclusivaLiderança Unificada, Gestão do TempoComunicaçãoTrabalho em EquipeForçasAutoliderança e outros muitos conteúdos importantes, é essencial para o desenvolvimento de cada Atleta Líder, incluindo o melhor desempenho nas atividades e competições esportivas. Além disso, essa jornada de conhecimento fortalece as relações familiares e sociais.

A inclusão das pessoas com deficiência intelectual deve estar conectada ao processo de desenvolvimento e habilidades de Liderança e Gestão das suas próprias atividades. Por isso, o objetivo do PROGRAMA ATLETAS LÍDERES, é levar esse conhecimento para mais atletas e construir um grupo cada vez mais preparado para falar sobre inclusão com a sociedade.

Um dos principais pilares das Olimpíadas Especiais é a Liderança Unificada, acreditando que todas as pessoas com e sem deficiência intelectual podem e devem ocupar espaços e realizar / liderar atividades significativas.

Nossos projetos

MUSEU VIRTUAL DAS OLIMPÍADAS ESPECIAIS BRASIL

No dia 07/07/2021 em comemoração aos 34 anos das OEB, a atleta líder Denise (Cidade de Guaratingueta), sugeriu a criação de um museu que contasse a história das Olimpíadas Especiais Brasil e que com isso um pouco da história da SOI.

Aprovada a ideia por todos os atletas, mentores, diretores e presidente, em julho de 2022 foi feiti lançado o MOB Museu Virtual das Olimpíadas Especiais Brasil.

Esse projeto é muito importante para o Programa Atletas Líderes, pois representa exatamente o objetivo dos nossos principais pilares, que é a autonomia, independência e liderança unificada. Atletas Líderes atuando diretamente em papéis significativos com os mentores e a diretoria.

VIVENDO A INCLUSÃO

Capacitar empresas e líderes é a missão principal desse projeto.

As Olimpíadas Especiais Brasil, está buscando reconhecer empresas inclusivas por meio do Projeto: “Vivendo a Inclusão”.

A missão das Olimpíadas Especiais Brasil é proporcionar treinamento e competições esportivas para atletas com deficiência intelectual durante todo o ano em diversas modalidades olímpicas. Mas se a base da Instituição é promover a inclusão por meio do esporte, por que estamos buscando ampliar o conhecimento sobre as Olimpíadas Especiais e a deficiência intelectual?

Ainda é necessário caminhar muito em direção a inclusão das pessoas com deficiência intelectual. A inclusão só acontece quando o conhecimento está presente em todos os sistemas da sociedade. A nossa base é a inclusão por meio do esporte, mas preparamos nossos jovens para a vida e desejamos que a sociedade também esteja preparada com conhecimento, para que a inclusão das pessoas com deficiência intelectual aconteça na prática. #VIVENDOAINCLUSÃO

A VOZ DE UM ATLETA LÍDER

Compreender as barreiras que as pessoas com deficiência intelectual enfrentam é fundamental para construir um caminho para uma inclusão real. A inclusão deve ser vivida na prática, na convivência e no conhecimento da singularidade de cada pessoa. Por isso, o Projeto: A Voz de Um Atleta Líder tem como missão envolver os Atletas Líderes em papéis significativos.

Atuantes em todos os projetos, capacitações, programas, reuniões de diretoria e decisões das Olimpíadas Especiais Brasil. #AVOZDEUMATLETALÍDER 

LIVRO DO ATLETA

Com objetivo de dar voz e empoderar os atletas, esse projeto será finalizado em 2024, com a publicação de um livro, contando suas experiências no esporte, nas Olimpíadas Especiais, na família, no trabalho, na escola e saber quais são seus sonhos, suas metas e desejos.

Iniciamos esse projeto em 2023 com gravações de conversas virtuais que servirão de base para a escrita das histórias, e os leitores poderão acessar as entrevistas que ficarão no You tube, poderão ser acessadas  no final do livro no formato de QR code.

Esse projeto não teria sentido sem a participação dos atletas líderes. Eles participam com caricaturas dos entrevistados e fazendo as entrevistas com os mentores e atletas parceiros. 

CONSELHO DE ATLETAS

A cada dois anos é feita uma nova eleição, onde somente os atletas tem direito a voto, para escolher os conselheiros. Esse conselho é composto por atletas que fazem parte do grupo de ATLETAS LIDERES DO BRASIL que é composto por atletas representantes dos grupos locais. Assim, todos os atletas locais tem 1 representante no grupo do Brasil.

Atualmente temos 6 Atletas Líderes Membros do Conselho de Atletas das Olimpíadas Especiais Brasil, sendo 1 Presidente e 2 Suplentes.

No dia 16/03/2023 foram eleitos os seguintes atletas para os anos de 2023 e 2024.

PRESIDENTE:

Telma Guerra Gomes (São Paulo) 

CONSELHEIROS:

Felipe Prado De Mendonça (São Paulo)
Caio Souza de Souza (Bahia)
Robert Nathan Souza Matos (São Paulo)
Márcio Rogério Inafuku (São Paulo)
Emanuele Dutra (Rio de Janeiro)

Pular para o conteúdo