Quem Somos

“Vocês são as estrelas que o mundo está observando. Com suas presenças vocês enviam uma mensagem a todos os povos, cidades e nações.Uma mensagem de esperança. Uma mensagem de vitória.”
Eunice Kennedy Shriver

O que é a Olimpíadas Especiais?

Foi com esta frase que, em 1968, Eunice Kennedy Shriver deu início aos primeiros jogos internacionais das Olimpíadas Especiais em Soldiers Field, nos Estados Unidos. Por meio de jornadas esportivas nos jardins da filantropa, pessoas com diferentes capacidades individuais se uniram em torno de um bem comum: construir comunidades de aceitação e inclusão para as pessoas com e sem deficiência intelectual.

Nossa missão é proporcionar treinamento e competições esportivas para atletas com deficiência intelectual durante todo o ano em diversas modalidades olímpicas, dando, assim,  oportunidade para que:

  • Desenvolvam suas aptidões físicas
  • Demonstrem coragem
  • Tenham momentos alegres
  • Compartilhem seus valores, habilidades e companheirismo com suas famílias, outros atletas da Olimpíadas Especiais e a comunidade em geral.

A filosofia deste movimento é dar oportunidade a todos os atletas, independente do nível de habilidade. As Olimpíadas Especiais são um movimento:

  • Centrado no atleta;
  • Focado na família;
  • Conduzido por voluntários.

Olimpíadas Especiais: a fundação

A Fundação é uma entidade sem fins lucrativos que promove o esporte para pessoas com deficiência intelectual. A entidade nacional dirigente de desportos é filiada à Special Olympics International.

Jogos Mundiais: o evento

Além desse trabalho contínuo, e assim como os eventos esportivos mais importantes do mundo, os atletas com deficiência intelectual das Olimpíadas Especiais de Verão se reúnem de quatro em quatro anos para uma celebração que vai além do esporte. Muito mais do que uma festa, o espírito de colaboração dos voluntários, a disputa entre atletas de diversas nacionalidades e o apoio da família são os ingredientes para o sucesso dos Jogos Mundiais.

Supreender e modificar o rumo da história parece ser a vocação dos Jogos. Em Shanghai, cidade que recebeu a edição de 2007, as Olimpíadas Especiais passaram e deixaram um legado ao governo público. O governo chinês se comprometeu a criar um plano quinquenal para a educação, trabalho e saúde pública a deficientes intelectuais. Na edição de 2011, mais de 6 mil atletas de 170 competiam na histórica cidade olímpica de Atenas.

Mas nada disso seria feito sem o apoio e esforço incondicional de um amplo grupo de pessoas. A eles, damos o nome de voluntários. Graças ao engajamento dessa turma, as Olimpíadas Especiais podem espalhar mensagem de inclusão.

Dados Olímpiadas Especiais: Brasil e Mundo

Nos últimos Jogos Mundiais de Verão (Summer World Games), que aconteceram em Berlim em Junho/2023, tivemos a participação de mais de 6.800 atletas das Olimpíadas Especiais. Eles vieram de mais de 190 países para participar de 24 esportes de estilo olímpico sancionados oficialmente. O evento contou com mais de 20.000 voluntários que participaram do maior programa de trabalho voluntário já realizado!

 

Competição nas Olimpíadas Especiais

Atletas em cada esporte e eventos são agrupados por gênero, nível de habilidade e faixa etária, de modo a proporcionar uma chance igual para todos de ganhar. 

Na Special Olympics International não há Recordes Mundiais, pois cada atleta, seja o mais rápido ou mais lento da divisão é valorizado e reconhecido da mesma forma. Em cada divisão, com no mínimo 3 e no máximo 8 atletas /times, todos os atletas receberão uma medalha, de acordo com o resultado obtido na(s) prova(s). Na Special Olympics, se premia com medalha de ouro para o primeiro colocado, prata para o segundo colocado e bronze para o terceiro colocado. E para os 4os, 5os, 6os, 7os e 8os lugares, uma fita de participação com  o resultado final obtido pelo atleta/time.

Essa ideia de agrupamentos por habilidades semelhantes é a base para a competição da Special Olympics International. Ela se torna viável pelo Divisioning (processo de divisão por nível de habilidades), tornando possível nivelar os atletas de acordo com suas performances durante a competição. A equidade competitiva pode ser testemunhada em todos os eventos da Special Olympics International. Todos os atletas recebem a mesma oportunidade de participar, se apresentar e ser reconhecido por fazer o seu melhor. 

Outro diferencial da Special Olympics para outras organizações esportivas, para pessoas com deficiência ou não, é que em todos os esportes, há provas de habilidades individuais para atletas com maior comprometimento motor e que, por conta disso, têm mais dificuldades de participar das provas regulares. 

 

Provas Oficiais  São do basquete e estavam fora de ordem. Conforme eu mencionei acima, tiraria todas essas informações. 

As provas abaixo fazem parte do programa oficial da Special Olympics International. A série de eventos é destinada a proporcionar oportunidades de competição a atletas de todos os níveis de habilidades.

  1. Dribles em velocidade;
  2. Equipe de habilidades de basquetebol;
  3. Torneio de habilidades individuais;
  4. Equipes (competição);
  5. Meia quadra: 3X3 (competição);
  6. Equipes de basquetebol unificado (competição);
  7. Meia quadra de basquetebol unificado: 3X3 (competição).
No Brasil 14 há modalidades esportivas:

Atletismo

Atletismo

Conheça

Badminton

Badminton

Conheça

Basquete

Basquete

Conheça

Bocha

Ciclismo

Ciclismo

Conheça

Futebol

Futebol

Conheça

Ginástica Rítmica

Ginástica Rítmica

Conheça

Handebol

Handebol

Conheça

Judô

Natação e Águas Abertas

Natação e Águas Abertas

Conheça

Tênis

Tênis

Conheça

Tênis de Mesa

Tênis de Mesa

Conheça

Vôlei de Praia

Vôlei de Praia

Conheça

Programas

Além disso, contamos com pilares que norteiam nossas ações ao longo do ano:

Foto_AtletasLideres_OEB

Atletas Líderes

Para as Olimpíadas Especiais, o Programa de Atletas Líderes é fundamental. Isso porque, acreditamos que todos os atletas são, de fato, atletas líderes.

Atletas Jovens

O Programa Atletas Jovens das Olimpíadas Especiais promove a iniciação esportivas e jogos recreativos para crianças.

Saúde e Família

O programa de Saúde das Special Olympics, é o maior programa de saúde pública do mundo para pessoas com deficiência intelectual e suas famílias.

Escolas Unificadas

O Programa Escolas Unificadas é um programa de educação e esporte desenhado para construir um ambiente inclusivo de aceitação e respeito entre os jovens com e sem deficiência intelectual, capacitando-os para atuarem como agentes de mudança em sua comunidade.

MATP

Elaborado para atletas com deficiência intelectual severa ou profunda que não conseguem participar das competições esportivas oficiais das Olimpíadas Especiais devido às suas habilidades e/ou capacidades funcionais.

Fitness

Ponte entre a saúde e o esporte o Programa Fitness ajuda no desempenho através de atividade física, uma nutrição e hidratação adequadas. Assim, é um programa que prepara um bom preparo físico para atletas, parceiros, familiares e voluntários das Olimpíadas Especiais.

Diretoria Executiva

Thomas Leon Goman
Presidente

Douglas Pereira Carvalho
Diretor Financeiro

Diretoria Técnica

Ana Paula Mendonça Soares
Diretora Executiva

Maria Teresa K Leitão
Diretora Nacional de Esportes

Monica Riechert Millard
Assessora Jurídica

Fábia Gurgel
Coordenadora de Saúde

Itamar Aquino
Coordenador de Eventos e Competições

Rafael Fiuza
Coordenador de Programas

Rafael Fiuza Cislaghi
Líder de Escolas Unificadas

Lucas Dutra
Líder de Atletas Jovens

Denise Silva Neves
Líder de Atletas Líderes

Thatiane Barbosa
Líder de MATP

Itamar Vital
Líder de GMS

Mariângela Castilho
Líder de Liderança Unificada

Conselho Curador

Rubens Pozzi Junior (Chairman)
André Pedrinelli
Roberto Ciccarelli
George Henry Millard
Daniel Arruda
Patrícia Volpi
Lourenço Sertã Mendonça

Conselho Fiscal

João Carlos Mazzuco
Marco Antonio Carbonari
Marcos Aparecido Silva

Diretórios

Gabriela Toloi
Diretório Bauru (SP)

Thaís Qualio
Diretório Regional das Frutas (SP)

Rodrigo Rodrigues
Diretório Rota das Bandeiras (SP)

Rafael Fiuza (interinamente)
Diretório Pernambuco

Bruno Modesto
Diretório Rio de Janeiro Capital (RJ)

Rannie  Sabino
Diretório Rio de Janeiro – Região dos Lagos (RJ)

Fábio Coboski
Diretório Rio de Janeiro – Norte e Noroeste Fluminense (RJ)

Outras Regiões

Bahia – Érica Alves
Espírito Santo – Fábio Coboski
Minas Gerais – Flora Botelho
São Paulo Capital – Anderson Lote
São Paulo Litoral – Elaine Cruz
São Paulo Guaratinguetá –  Elisete Leite

Pular para o conteúdo