Saúde e Família

O programa Atletas Saudáveis, das Special Olympics, é o maior programa de saúde pública do mundo para pessoas com deficiência intelectual e suas famílias. Em primeiro lugar, reconhecemos as especificidades e a importância de tratamentos e acompanhamentos médicos exclusivos para pessoas com deficiência intelectual. Por esta razão, proporcionamos aos atletas e suas famílias informação sobre saúde e assistência médica.

“Para um atleta com deficiência intelectual, além de treinos específicos, a alimentação e o cuidado com a saúde também influenciam no desempenho. De fato, é fundamental a busca de informações sobre hábitos saudáveis. Durante as ações, são abordados temas ligados à nutrição e aptidão física, fatores muito importantes para a performance do atleta”, explica George Millard, presidente da Special Olympics Brasil.

Special Olympics Healthy Athletes®

O programa Special Olympics Healthy Athletes® acontece mundialmente em prol da saúde dos atletas Special Olympics. Possui médicos, enfermeiros e profissionais da saúde voluntários que realizam avaliação audiológica, avaliam sobre necessidade de fisioterapia ou reabilitação, além de aconselhamento sobre nutrição e aptidão física e verificação oftalmológica.
Com isso, garantimos a saúde de todos nossos atletas e seus familiares.

O Programa no Brasil
No Brasil, o programa Atletas Saudáveis conta com 150 diretores clínicos e 450 voluntários de saúde envolvidos em atividades por todos os estados que existem as Olimpíadas Especiais no Brasil. As Olimpíadas Especiais já ofereceram mais de 10 mil exames e mais de 2.000 óculos doados aos atletas. São realizados eventos em parceria com Instituições que promovem atividades inclusivas a deficientes intelectuais através do esporte ou de programas de saúde.

Pular para o conteúdo