Festival Esportivo das Olimpíadas Especiais Brasil (Março/2024)

No dia 22 de março, no clube esportivo e nos espaços de lazer do SEST-SENAT de Bauru, SP, abriu suas portas para receber o emocionante Festival Esportivo das Olimpíadas Especiais Brasil. Este evento, organizado pelo Diretório Bauru das OEB, foi realizado para proporcionar uma experiência inclusiva e diversificada no mundo dos esportes para todos os participantes.

Com a presença de instituições locais, como a APAE de Bauru e o Colégio Chaminade, o festival reuniu atletas e voluntários em um ambiente de celebração e interação. A parceria essencial do SEST-SENAT, que cedeu o local e prestou apoio logístico, e o engajamento dos alunos e professores de Educação Física das Faculdades Integradas de Bauru (FIB) foram fundamentais para o sucesso do evento.

O Festival Esportivo com piquenique foi um evento que em sua organização envolveu vários parceiros, como Sest SENAT, Faculdades Integradas de Bauru, Sesc e  Hortifruti casa da alface. Trocamos e-mails, fizemos visitas e reuniões online, gerando novas possibilidades, troca de ideias e aprendizado para todos. Depois de muito conversarmos, chegamos à proposta de  6 estações esportivas e 4 estações de habilidades motoras generalizadas. Em cada estação colocamos mesa e lápis de cor para que assim que vivenciada a estação, o participante pudesse pintar o desenho símbolo da modalidade esportiva experimentada de forma lúdica. Ao final, uma medalha foi entregue ao apresentarem o “passaporte” de modalidades preenchidas. É muito gratificante poder presenciar a animação e empolgação dos participantes em executar com êxito as tarefas e ouvi-los contar e mostrar as figuras já pintadas. Gratificante também foi mediar a participação dos alunos de educação física da Fib no processo de criação das estações, aplicação prática dessas atividades e principalmente pela satisfação deles em estar presente. Acredito que tenha sido uma grande experiência de enriquecimento profissional e pessoal. Todo o trabalho, toda dedicação é por eles, para os alunos PCDs, para que possam vivenciar, jogar, exercitar e confraternizar.

Adeline Borini Gargioni

O Festival foi planejado meticulosamente, com a criação de seis estações motoras, cada uma oferecendo uma modalidade esportiva diferente, desde o atletismo até a ginástica rítmica. Líderes de modalidade capacitados pelas OEB e estudantes de Educação Física auxiliaram os participantes em cada estação, garantindo uma experiência segura e estimulante para todos.

Uma das características marcantes do evento foi a oportunidade dada aos atletas de colorir suas cartelas ao completarem cada atividade, marcando seu progresso e celebrando suas conquistas individuais. Ao final do festival, aqueles que completaram todas as estações foram agraciados com merecidas medalhas, em reconhecimento ao seu esforço e dedicação.

A experiência de coordenar a organização de um festival das Olimpíadas especiais – diretório Bauru – foi muito desafiadora, um evento que envolveu uma articulação entre instituições de atendimento a pessoas com deficiência, universidades e o serviço social do transporte e serviço de aprendizagem do transporte (SEST SENAT). De modo geral, a felicidade e orgulho em fazer parte é sem igual, uma vez que o motivador desse evento foi promover mais oportunidades e vivências a pessoas com deficiência e para além disso, contribuir na formação de novos profissionais de educação física. O evento foi lindo, e foi além das expectativas projetadas para ele. Foi uma honra e prazer fazer parte!

Conta a professora Maria Aparecida da Silva

O envolvimento do SEST-SENAT, especialmente articulado por Deverton Carlos Rosa Ramirez, reflete o poder de transformação que eventos como o Festival Esportivo das Olimpíadas Especiais podem trazer para uma comunidade. O SEST-SENAT, ao abrir suas portas para o evento, abraçou a missão de promover diversidade e inclusão, algo que Ramirez destaca como uma experiência enriquecedora para todos os envolvidos. A alegria e a satisfação visíveis nos rostos dos atletas não apenas iluminaram o dia, mas também reforçaram o compromisso da organização em ser um espaço acolhedor para eventos que celebram a habilidade, a determinação e o espírito de inclusão. Essa parceria reitera a importância de criar ambientes que valorizem o respeito mútuo e a aceitação, com o SEST SENAT expressando o desejo de continuar sendo palco de iniciativas tão valiosas.

Para nós, abrir as portas do SEST SENAT para receber a Special Olympics foi uma experiência transformadora. Foi uma oportunidade de estender nossos braços para a comunidade, abraçando a diversidade e a inclusão de forma tangível. Ver os sorrisos nos rostos dos participantes atletas, foi verdadeiramente gratificante. Ficamos honrados em fazer parte deste evento que não apenas celebra o talento e a determinação dos participantes, mas também destaca a importância do respeito mútuo e da aceitação. O SEST SENAT continuará comprometido em promover um ambiente inclusivo e acessível para todos, e esperamos poder receber mais eventos como este no futuro.

Deverton Carlos Rosa Ramirez, Promotor de esporte e lazer, do SEST SENAT

Por outro lado, a interação entre o professor Carlos Suárez e a atleta Maite Constantino, do Colégio Chaminade, oferece uma visão profunda do impacto pessoal e coletivo do festival. A simples, porém poderosa resposta de Maite, enfatizando sua paixão pelas corridas, juntamente com a reflexão do professor Carlos sobre a importância da inclusão e do apoio institucional a projetos esportivos inclusivos, sublinha a essência do que o Festival Esportivo buscou promover. O testemunho deles ressalta o papel fundamental das instituições educacionais em não apenas apoiar, mas também em destacar a presença e os sucessos de alunos com necessidades diversas no esporte. Essa participação reafirma a mensagem de que, com o apoio certo, projetos de inclusão não apenas são viáveis, mas também podem florescer e inspirar toda uma comunidade, como demonstrado na cidade de Bauru.

Professor pergunta à atleta: Maite qual é a importância de você participar do evento das Olimpíadas Especiais? A Resposta: Correr e mandar muito bem nas corridas. Professor complementa: Eu, professor Carlos, acredito que a importância de eles pertencerem à equipe da Special Olympics, e sobretudo aqui da escola, é demonstrar que alunos com diferentes necessidades estão inseridos também no contexto esportivo. E que a escola, como Instituição, apoia e abraça também esse projeto. Além de demonstrar para a cidade de Bauru, que há escolas que têm esse tipo de projeto e que pode dar certo, sim.

Professor Carlos Suárez Cancelo e aluna Maite Constantino Pedro Stevanato do Colégio Chaminade

Além de proporcionar momentos de diversão, o Festival Esportivo das Olimpíadas Especiais Brasil em Bauru foi uma demonstração do poder transformador do esporte. Ao promover a inclusão, a interação e o respeito mútuo, o evento deixou um legado duradouro de inspiração e esperança na comunidade local. Com o sucesso alcançado neste dia memorável, aguardamos ansiosamente por futuras iniciativas que continuem a impactar positivamente a vida de pessoas com deficiência, utilizando o esporte como ferramenta de inclusão e empoderamento.

Veja algumas fotos

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Relacionados

Pular para o conteúdo