Você sabia que a medida dos seus pés ajuda a escolher o calçado do tamanho correto?

 

Dr. Sérgio Ricardo G. Freire Júnior – Ortopedia Esportiva, membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia, Sociedade Brasileira de Artroscopia e Traumatologia Esportiva, Internacional Society of Arthroscopy, Knee Surgery and Orthopedic Sports Medicine, Oficial Médico da CONMEBOL

 

 

 

 

 

 

O uso de sapatos maiores ou menores pode causar lesões indesejadas e dificultar o desempenho de atividades diárias

Em anatomia, o pé é a extremidade final dos membros inferiores. Tem 26 ossos. É uma complexa estrutura que atua como suporte do corpo. Recebe e distribui as cargas. A principal função dos pés é a locomoção. Mais de 90% das pessoas apresenta alguma diferença no tamanho dos pés, pelo menos milimétrica, sendo que quase 30% essa variação é mais significativa, em até 2 centímetros. Isso não é motivo de alarme, mas deve ser ponderado na hora de escolher um sapato, por exemplo. O formato dos pés, o tipo de sola e a pisada também são características a serem analisadas.

Além dessa alteração natural, o tamanho dos pés pode variar durante o dia. Podem inchar, por ficar muito tempo em pé ou com a temperatura mais quente. Daí, já fica a dica de medir e comprar os calçados no final do dia, para não se sentir desconfortável depois, com ele apertando os seus pés. Também pode ocorrer alteração de tamanho com o pé estando apoiado ou não no chão. Ele deve ser avaliado em situação de suporte do peso (aumenta de tamanho com a pressão do corpo). Os pés são estruturas muito flexíveis, pois precisam se adaptar a carga do nosso corpo e aos terrenos, para nos locomover.

A verificação da medida deve ser do calcanhar até a ponta do dedo mais longo, seja qual for. Não corra o risco de os dedos serem apertados dentro do sapato. A escolha do tamanho do calçado deve ser em relação ao pé de maior tamanho, se a diferença for pequena. Deve ser medido por uma outra pessoa. Nunca por você mesmo, pois pode alterar a medida por questão de posicionamento.

 

Aparelho de Brannock (preconizado para medida dos pés)

 

 

 

 

 

Os sapatos femininos de salto e de bico fino, já levam em conta essa condição para estabelecer as medidas.

Estar ciente disso é importante para as próximas escolhas nas lojas de tênis e de sapatos. Investir em uma avaliação e orientação vale mais que a escolha do último lançamento do tênis do mercado. Ajuda, ainda, a identificar e a solucionar condições ortopédicas que podem se tornar um problema, como dores crônicas nas pernas, articulações e até na coluna.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Relacionados

Pular para o conteúdo