Você sabia que muitos dos problemas ortopédicos nos pés, pernas ou mesmo na coluna podem estar relacionados com a sua pisada?

 

Dr. Wagner Fabrício da Silva Ferreira – Fisioterapeuta Traumato-ortopedia, especialista em Fisioterapia Esportiva, membro da Sociedade Nacional de Fisioterapia Esportiva (SONAFE).

 

 

 

 

 

 

 

Os pés exercem um papel importante durante a caminhada e corrida. Possuem a capacidade de distribuir melhor as cargas impostas sobre as articulações das pernas, quadril e coluna, funcionam como a base para o equilíbrio do corpo e ajudam na impulsão. Contudo, o fato de sermos pessoas com características físicas diferentes faz cada indivíduo apresentar um perfil anatômico e funcional dos pés e da pisada próprio, o que pode contribuir com o surgimento de alguns problemas ortopédicos.

A pisada, excessiva, para “dentro” ou pronada  é uma das  causas mais comuns de dores nos pés, nas pernas e nos joelhos. Isso porque os pés deixam de exercer o papel de efeito “mola” de amortecimento e com isso os músculos, tendões e articulações passam a ficar sobrecarregados.

Já a pisada, excessiva, para “fora” ou supinada apesar de ser menos frequente também pode causar dores nos pés, pernas, parte de fora da coxa, joelhos e quadril.

Tipos de pisada:

Por último, a marcha em equino (na ponta dos pés), muitas vezes está associada com espasmos e contraturas musculares e tendíneas importantes, de difícil controle. É uma situação que exige permanente investimento de exercícios e de alongamentos, uma vez tendo sido identificado, para uma melhor condição de equilíbrio ao ficar de pé e uma função otimizada de mobilidade do paciente avaliado.

Exemplo de pé equino:

Todos nós vivemos avaliando as coisas: pessoas, situações e condições. Fazemos isso porque procuramos as melhores soluções. Com a saúde dos pés não pode ser diferente, é importante que você faça uma boa avaliação da pisada com o fisioterapeuta para identificar as alterações relevantes. A avaliação é a base para se eleger a melhor estratégia de prevenção e tratamento. Portanto, o ideal é sempre buscar a ajuda de profissionais capacitados.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Relacionados

Pular para o conteúdo