Dia Internacional da Mulher: Celebrando as conquistas de Emanuelle “Manu” Dutra Fernandes de Souza

Oito de março é o Dia Internacional da Mulher (DIM), uma celebração global das conquistas sociais, econômicas, culturais e políticas das mulheres. O tema da campanha de 2022 do IWD é #BreakTheBias, promovendo um mundo com igualdade de gênero, livre de estereótipos e discriminação e cheio de equidade e inclusão.

Emanuelle Dutra Fernandes de Souza , mais conhecida como “Manu”, é uma atleta de 24 anos da Special Olympics Brasil que encarna o espírito de inclusão. Ela se envolveu com esportes ainda muito jovem e descobriu seu amor pelo futebol e vôlei de praia . Manu foi levada às Olimpíadas Especiais em 2013 durante o desenvolvimento de programas de futebol em todo o Brasil e competiu pela primeira vez por seu país natal nos Jogos Mundiais de 2015 em Los Angeles .

 

Jovem lendo um roteiro e falando no palco.
Emanuelle “Manu” Dutra Fernandes de Souza fala em conferência da Special Olympics. – Foto de Claire Behan

O Brasil conquistou a medalha de bronze naquele ano e, três anos depois, Manu e seus companheiros levaram para casa a medalha de prata na primeira Copa Unificada em Chicago.

Embora seu treinamento a tenha qualificado para representar o Brasil nas competições de vôlei de praia nos Jogos Mundiais de Abu Dhabi 2019 , ela decidiu aceitar a oferta da Special Olympics para representar as vozes de seus colegas atletas de todo o mundo como Sargent Shriver International Global Messenger (SSIGM) .

Como uma das posições de maior prestígio nas Olimpíadas Especiais, os SSIGMs são porta-vozes encarregados de liderar a campanha por um mundo mais inclusivo para pessoas com deficiência intelectual.

Emanuelle de Souza sentada em frente a um microfone.
Emanuelle “Manu” Dutra Fernandes de Souza fala em conferência da Special Olympics. – Foto de Claire Behan

Seu alcance como SSIGM já se estendeu muito além do campo de jogo. No final de 2019, Manu representou as Olimpíadas Especiais da América Latina nas Nações Unidas em Nova York, onde falou com líderes internacionais sobre a importância da inclusão e o papel unificador que os esportes podem desempenhar para unir as pessoas.

Embora o mandato de Manu como SSIGM seja oficialmente concluído em 2023, seu envolvimento nas Olimpíadas Especiais durará a vida toda. Seu amor pelo futebol a levou a participar do comitê para projetar o troféu da Unified Cup 2022 , que será entregue pela primeira vez em agosto em Detroit.

Manu também atuará como um membro-chave no comitê da Copa Unificada de 2024, que incluirá a avaliação de propostas de cidades-sede esperançosas e as visitas subsequentes ao local. Seu conhecimento em primeira mão dos requisitos para a experiência ideal do atleta desempenhará um papel fundamental no processo de tomada de decisão do site da Unified Cup 2024.

O mantra de Manu é “inclusão em ação” e, por meio de seu trabalho, ela capacitou pessoas ao redor do mundo a criar ambientes que respeitem todas as pessoas, especialmente aquelas com deficiência intelectual. Ela é uma das principais vozes dos direitos das mulheres e do movimento das Olimpíadas Especiais e, no Dia Internacional da Mulher, Manu é celebrada pelos feitos extraordinários que realizou para o bem maior da comunidade global.

“Em um mundo cheio de preconceitos e tudo menos amor, a Special Olympics é um lugar onde você pode encontrar amor e felicidade. E é por isso que as pessoas estão sempre vindo e mais atletas querem participar, competir e ser eles mesmos. Este é um lugar onde eles experimentarão uma família inclusiva.”

EMANUELLE DUTRA FERNANDES DE SOUZA, SARGENT SHRIVER INTERNATIONAL GLOBAL MESSENGER

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Relacionados

Pular para o conteúdo