Ana Paula Mendonça, Diretora das OEB, entrevista Raphael Thuin, nosso embaixador

No dia 8 de julho de 2020 nós, das Olimpíadas Especiais Brasil, realizamos a sétima de uma série de transmissões ao vivo, também conhecidas como “lives”, em nosso Instagram. Em meio a pandemia, decidimos fortalecer laços com a nossa comunidade. Dessa forma, planejamos lives com temas de interesse do nosso público com uma média de 30 minutos por live, para que todos pudessem assistir sem se cansar!
Nessa semana, tivemos novamente nossa incrível diretora administrativa, Ana Paula Mendonça, como entrevistadora e como convidado nosso querido embaixador, Raphael Thuin, quatro vezes campeão mundial na Copa do Mundo de natação, quinze vezes campeão brasileiro, quase cinquenta vezes campeão estadual pelo Clube Regatas do Flamengo, entre outros. Mesmo depois de sua ilustre carreira como atleta, Thuin continuou a se dedicar pelo esporte. O que lhe rendeu os cargos de subsecretário de esportes em Rio das Ostras e secretário de esportes em Campos, ambos no estado do Rio de Janeiro.
Nossa história com o nadador começa em 2012, enquanto ele ainda era subsecretário na região dos lagos no RJ. Ana Paula diz que assim que ele conheceu as OEB se encantou e tem estado conosco ativamente desde então!
Raphael começa contando que ele estudava Engenharia na Pontifícia Universidade Católica (PUC) e ele tinha uma prova de Cálculo III que seria durante a sua estada em Xangai, China, para a Copa do Mundo. Ele diz então que trancou o curso, foi competir e quando voltou com o título de campeão do mundo, recebeu o convite de dezesseis universidades estadunidenses para estudar lá! Assim, mesmo sem falar inglês, foi e ficou lá durante seis anos, quando parou a faculdade e voltou ao Brasil para competir nas Olimpíadas em Atenas. Por motivos de saúde, teve que ser operado às pressas e, assim, foi cortado da delegação. Sua carreira como atleta foi interrompida nesse momento, mas sua paixão pelo esporte e pela vida, não! Na cirurgia foi retirado um tumor que crescia por trás do coração e com isso Raphael nasceu novamente.
Na gestão pública, nosso embaixador criou um departamento, tanto em Rio das Ostras quanto em Campos, de Paraesporte, com a finalidade de atender pessoas com quaisquer deficiências. Ele conta que infelizmente, depois de sua saída, seu lindo trabalho em Rio das Ostras foi descontinuado. Um projeto que chegou a atender centenas de pessoas e mobilizar cidades, hoje não recebe nenhum incentivo. Eventos do Paraesporte conseguiram mudar a estrutura turística dessas localidades, a hotelaria se organizou e passou a possuir cardápios em Braille e quartos adaptados, por exemplo. O que mostra como o esporte pode mudar tudo! Hoje, em Campos, são atendidas mais de 1.100 PcDs e é um dos maiores projetos no país voltados para essa parcela da população, tanto que Thuin conta que quinze de trinta e sete integrantes de uma seleção brasileira que jogaram os Jogos Mundiais vêm do Paraesporte.
Ainda sobre a gestão de Campos, Raphael Thuin diz, e com muito orgulho, do que pôde fazer com a junção do incentivo privado e público, dando à população um verão com repleto de lazer com estrutura de shows e eventos esportivos jamais vistos antes no município. Ele também conta que houve a ‘Federal Kids’ em parceria com a Polícia Federal pelo combate à pedofilia, o que trouxe até a Esquadrilha da Fumaça ao local!
Caminhando para o final, Ana Paula pergunta ao nadador o que significa ser um Embaixador OEB. Ele responde que foi um dos maiores presentes que já pôde receber e que é da vontade dele, sem interesse de retorno, ajudar essas pessoas tão marginalizadas. Segundo ele, mesmo sem contato anterior próximo com pessoas com deficiência, esse projeto despertou uma paixão nele que cresce cada vez mais! Thuin se sente honrado de representar essa causa tão especial ao lado de atletas tão importantes para a história do esporte no Brasil e aproveita para dizer que a união faz a força no esporte. Dessa forma, vamos longe!
Para finalizar a live, falando um pouco das Olimpíadas Especiais, estamos hoje em mais de 190 países, possuímos mais de 5 milhões de atletas, somos o segundo maior movimento voluntário do mundo e os Jogos Mundiais são o segundo maior evento do mundo! Para nossa felicidade, temos um time incrível de embaixadores conosco nessa batalha!

Para assistir a entrevista completa, CLIQUE AQUI!

 

 

Clara Alonso Barcelos
Estudante de Comunicação Social, habilitada em Publicidade e Propaganda, na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Estagiária de Comunicação das Olimpíadas Especiais Brasil desde 2019, responsável pela área de comunicação das Olimpíadas Especiais Brasil.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Relacionados

Pular para o conteúdo