OEB Informa: Newsletter das Olimpíadas Especiais Brasil | Novembro 2023

Bem-vindo a mais uma newsletter!

Chegamos ao final de mais um mês e isso quer dizer que tem mais uma newsletter chegando para você!

Queremos contar para vocês sobre os Jogos Regionais Sudeste que acontecem nos primeiros dias de dezembro e informar sobre a Conferência Regional de Diretores de Esporte da SOLA.

Mas, em primeiro lugar, queremos homenagear os nossos voluntários e agradecer pela parceria de Lions Clubs International Foundation, que é responsável por manter a newsletter mensal.

 Aproveite a leitura!

Conferência Regional de Diretores de Esporte – 08 a 11.11

Os Diretores de Esporte de cada país que faz parte das Olimpíadas Especiais América Latina se reuniram entre os dias 8 e 11 de novembro na cidade de Assunção, no Paraguai. A proposta do encontro é a troca de boas práticas e o reconhecimento de ações inclusivas que possam ser compartilhadas.

Pelas Olimpíadas Especiais Brasil, fomos representados pela Teresa Leitão, que tem uma longa trajetória lidando com o esporte da OEB.

Jogos Regionais Sudeste – 01 a 03.12

O último grande evento de 2023 já vai começar!

Os Jogos Regionais Sudeste acontecem nos dias 01, 02 e 03 de dezembro na Vila Olímpica da cidade de São João de Meriti, no Rio de Janeiro e devem reunir 300 atletas de São Paulo, Minas Gerais e, claro, do estado fluminense.

As modalidades disputadas são: Atletismo, Ginástica Rítmica, Natação e Tênis, além de outras seis modalidades no formato Unificado, Badminton, Basquete 3×3, Bocha, Futsal, Tênis de Mesa e Vôlei de Praia. Também há atuação de alguns programas da OEB, como Atletas Saudáveis, Atletas Jovens e Liderança Juvenil.

Parcerias com Clubes

Nos últimos dias, nós trabalhamos duas parcerias com dois clubes localizados em São Paulo, mas que são referência no país, o Clube Pinheiros e o Clube Paulistano. As duas parcerias mostram o quanto os clubes estão voltando sua visão para a inclusão e utilizando a metodologia da Special Olympics para isso.

No Pinheiros, no fim de outubro, realizamos o Festival Unificado de Tênis, onde nossos atletas e associados do clube com e sem deficiência puderam treinar e jogar junto com técnicos do clube em jogos simples e de duplas.

Já no Paulistano, aconteceu o Festival Unificado de Futsal com a presença de nomes importantes do esporte, como Mauro Silva, ex-jogador de futebol e campeão em 1994 na Copa do Mundo, e Daniel Dias, ex-nadador e multimedalhista paralímpico, que trouxe atividades inclusivas voltadas à prática do futsal para pessoas com e sem deficiência.

O evento também contou com a presença do Thom, nosso presidente, e ele junto com a diretoria do clube aproveitaram o momento para assinar um acordo de cooperação de fomento ao esporte e, principalmente, no esporte como ferramenta de desenvolvimento de pessoas com deficiência.

Jogos Inclusivos Carioca – 27.11

Os Jogos Inclusivos Carioca aconteceram no dia 27 de novembro no Rio de Janeiro, mais especificamente na Vila Olímpica Manoel Gomes Tubino. O evento contou com alunos e alunas com e sem deficiência de 27 escolas da rede municipal de ensino da capital fluminense.

Esta é a segunda edição do evento que faz parte da parceria das Olimpíadas Especiais Brasil com a Secretaria Municipal de Ensino do Rio de Janeiro. No ano passado, os Jogos Inclusivos Carioca foram realizados no Velódromo do Parque Olímpico no Rio de Janeiro e mais de 2 mil estudantes participaram do evento.

FOLBRAS 2023 – 24 a 26.11

No último final de semana do mês de novembro, nós participamos do Fórum do Leonismo Brasileiro 2023 (FOLBRAS), organizado pelos nossos parceiros Lions Clubs International Foundation.

Para representar a OEB, estiveram presentes a Ana Paula Mendonça e Rafael Fiuza que fizeram a apresentação da proposta do Projeto Missão Inclusão para 2024. Dentre os mais de 200 presentes, estavam membros da diretoria do Lions no Brasil, principalmente, o Vice-presidente Internacional, Fabrício Oliveira.

#OlimpiadasEspeciaisBrasil – Acompanhe as nossas Redes Sociais

Já conhece o nosso perfil no Instagram @olimpiadasespeciaisbrasil e nossa página no Facebook?

Acompanhe a gente nas redes sociais e não se esqueça de nos marcar em suas postagens. Atualizamos constantemente nossos perfis com dicas, conteúdos e notícias para aumentar o alcance do movimento e promover o calendário de eventos que acontecem ao longo do ano.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Relacionados

Pular para o conteúdo