OEB Informa: Newsletter das Olimpíadas Especiais Brasil | Dezembro 2023

Bem-vindo a mais uma newsletter!

Encerramos 2023 com gratidão pelos momentos marcantes que compartilhamos ao longo do ano. O principal evento foi os Jogos Mundiais Special Olympics – Berlim 2023, mas todos os outros tiveram sua importância e cada um ajudou a fortalecer nossa missão de promover a inclusão por meio do esporte.

Agradecemos à Lions International Foundation pelo apoio contínuo, permitindo que esta newsletter chegue até você. Nossa jornada foi moldada pelos esforços de atletas, voluntários e parceiros.

Também queremos destacar as ações de Saúde promovidas pela OEB ao longo do ano. A organização não apenas compartilhou orientações online, mas também participou e organizou diversos eventos presenciais. Desde o Programa Atletas Saudáveis, que oferece serviços como Audição Saudável e Promoção de Saúde até reuniões e fóruns dedicados à saúde mental e esporte, a OEB tem sido ativa em diversas localidades, incluindo Vinhedo, Jundiaí, Fortaleza, Belo Horizonte, Recife e São Paulo.

Convidamos todos a relembrar conosco os destaques de 2023. Que 2024 nos traga novas conquistas e oportunidades para avançarmos na promoção do esporte inclusivo em todo o Brasil.

Janeiro

Relembrando o início do ano, destacamos a participação das Olimpíadas Especiais Brasil no 51º Fórum Leonístico da América Latina e Caribe (FOLAC), realizado em Assunção, no Paraguai, de 18 a 21 de janeiro.

Promovido pelo Lions Clubs, o FOLAC visa criar um espírito de compreensão entre os povos da região, buscando atender às necessidades humanitárias por meio de cooperações internacionais. Nessa edição, tivemos a honra de ser convidados a participar, representados pelo presidente Thomas Goman e Vinícius Savioli, líder do projeto Missão Inclusão na OEB.

Durante o evento, nossos representantes compartilharam as experiências bem-sucedidas realizadas no Brasil, enquanto absorviam lições de iniciativas realizadas em outros países. Claudia Echeverry e Gonzalo Larrabure, presidente e diretor dos programas de saúde da Special Olympics da América Latina, uniram esforços conosco, entregando placas de agradecimento pelo apoio da Fundação Internacional dos Lions Clubs.

Um momento de destaque foi o anúncio da renovação do apoio ao projeto Missão Inclusão por mais 5 anos, a partir de 1º de novembro de 2023. Essa conquista é fruto do esforço conjunto de conselheiros, diretores, voluntários e atletas, fortalecendo nosso compromisso com a inclusão por meio do esporte.

Fevereiro

Em fevereiro, destacamos não apenas o reconhecimento dos voluntários exemplares, mas também celebramos avanços significativos em parcerias e projetos das Olimpíadas Especiais Brasil.

Mariangela Castilho, nossa voluntária, recebeu uma menção especial pela fundamental mentoria nos projetos de nossos atletas durante o Foro Regional de La Inclusión, no Panamá. Seu comprometimento foi crucial para que as atletas Manu e Kaylany recebessem as Bolsas de Inovação Jovem da Special Olympics International e Special Olympics América Latina.

Além do reconhecimento de voluntários, também houve algumas novidades empolgantes envolvendo parcerias e projetos:

  • Projeto Quebrando Barreiras com Beyond Sport e Rexona: A renovação para 2023 deste projeto, que visa capacitar profissionais da educação física nas práticas inclusivas no esporte, representa um passo importante. Com a meta ambiciosa de envolver 1.500 treinadores, incluindo 200 novos treinadores e seus respectivos jovens/atletas com e sem deficiência intelectual, continuamos a quebrar barreiras para uma prática esportiva mais inclusiva e;
  • Parceria com a Fundação MetLife: Em um gesto impactante, a Fundação MetLife enviou recursos financeiros e voluntários para apoiar o Programa Atletas Jovens. Agradecemos à Fundação MetLife por seu compromisso em promover o desenvolvimento dos jovens atletas em nossa comunidade.

Março

Março foi um mês fundamental, com eventos que moldaram nosso percurso ao longo do ano. Entre os dias 23 e 26, nossa delegação de atletas, técnicos e diretores realizou o primeiro encontro preparatório para os Jogos Mundiais na Alemanha. A reunião, realizada na cidade do Rio de Janeiro, teve como objetivo fortalecer laços e integrar o grupo, composto por pessoas de diferentes estados e diretórios. Devemos parte dos resultados dos nossos atletas aos encontros de preparação.

Além disso, no dia 16, ocorreu a eleição do Conselho de Atletas Líderes para os anos de 2023 e 2024. Os eleitos para compor o conselho foram:

  • Presidente: Telma Guerra Gomes (São Paulo)
  • Conselheiros: Felipe Prado De Mendonça (São Paulo), Caio Souza de Souza (Bahia), Robert Nathan Souza Matos (São Paulo), Márcio Rogério Inafuku (São Paulo) e Emanuelle Dutra (Rio de Janeiro).

Queremos aproveitar para reconhecer o trabalho da Denise Neves, diretora de Atletas Líderes, que realizou mais 160 atividades online durante o ano de 2023, trabalho incansável que resultou em um aumento significativo no número de Atletas Líderes de 89 para 129 participantes.

Abril

Abril foi um mês repleto de acontecimentos significativos, destacando o compromisso contínuo das Olimpíadas Especiais Brasil em promover a inclusão por meio de ações concretas.

No início do mês, nossos Atletas Líderes – Robert Nathan, Larissa Torres, Ana Paula Loro, Camila Tamara, Kaylany Gimenes, Mirian Guimarães e Igor Duran – conduziram a sensibilização “Inclusão é Ação” junto aos colaboradores do grupo Disney. Realizado em São Paulo, o evento proporcionou uma introdução à deficiência intelectual e aos programas das Olimpíadas Especiais Brasil. Além das apresentações, os atletas realizaram uma performance de dança e ginástica rítmica, reforçando a mensagem de inclusão de maneira inspiradora.

Avançando para o final do mês, anunciamos a entrada da Bahia como um Diretório Regional, somando-se a outros estados como São Paulo, Pernambuco e Rio de Janeiro. Nos dias 20 e 21 de abril, os diretores Teresa Leitão e Vinicius Savioli estiveram na Bahia, participando de reuniões para formalizar o estado como um diretório. Essa conquista, realizada em colaboração com APAEs, Pestalozzi, APABB e outras instituições, reforça nosso compromisso com a expansão e fortalecimento das Olimpíadas Especiais Brasil em todo o país.

Maio

No início do mês de maio, em Jundiaí (São Paulo), realizamos o segundo Encontro da Delegação que nos representou nos Jogos Mundiais – Berlim 2023. Expressamos nosso agradecimento especial à Henkel, cujo patrocínio foi essencial para tornar este encontro possível.

Grupo de pessoas posando para foto em local com grama e água ao fundo

Descrição gerada automaticamente

Em outro momento importante, participamos de uma reunião com o Ministério do Esporte do Brasil em 25 de maio, sob a liderança da então Ministra Ana Moser. Juntamente com outras entidades esportivas, discutimos aprimoramentos no cenário esportivo para pessoas com e sem deficiência. Na ocasião, representaram as Olimpíadas Especiais Brasil nosso presidente Thomas Goman, o presidente do Conselho Curador Rubens Pozzi, e a diretora Teresa Leitão. Ao final da reunião, entregamos uma camiseta com o juramento do atleta à Ministra Ana Moser, compartilhando informações sobre os Jogos Mundiais – Berlim 2023.

Junho e Julho

O período de junho e julho foi marcado por um evento significativo para as Olimpíadas Especiais Brasil: os Jogos Mundiais Special Olympics – Berlim 2023.

A competição, realizada de 17 a 25 de junho em Berlim, na Alemanha, representou uma oportunidade única para nossos atletas brilharem em 26 modalidades distintas. Nossa delegação, composta por 36 pessoas, entre atletas, atletas parceiros, técnicos, médica e chefes de delegação, uniu-se a mais de 7 mil atletas de 150 países, participando de uma celebração que ultrapassou os limites do esporte.

Conquistamos 23 medalhas, distribuídas entre ouro, prata e bronze, em todas as modalidades que competimos: atletismo, basquete 3×3, bocha, ginástica rítmica, natação, tênis e tênis de mesa. Essa conquista não seria possível sem o apoio contínuo e generoso de nossos patrocinadores, que compartilham nossa visão de um mundo mais inclusivo e igualitário. Nossos imensos agradecimentos a Colgate-Palmolive – que nos apoiou via Lei de Incentivo ao Esporte), adidas, Lufthansa, JBS, Henkel e Lions International Foundation, cujo apoio foi essencial para que nossa delegação participasse dos Jogos Mundiais – Berlim 2023.

Agosto

O mês de agosto foi marcado por um evento que reflete nosso compromisso com a inclusão e a prática esportiva: o Festival de Escolas Unificadas.

Realizado no dia 23, no Mundo das Crianças, em Jundiaí, o festival reuniu quase mil crianças de 11 escolas públicas. O parque tornou-se o cenário de um dia inesquecível, onde as crianças se envolveram em um circuito com 27 estações. Essas estações abrangeram práticas esportivas inclusivas, brincadeiras ao ar livre e atividades aquáticas, proporcionando uma experiência enriquecedora para todos, especialmente diante do calor do dia.

Esse evento foi possível graças à parceria com a Rexona, por meio do Projeto Quebrando Barreiras, e a ESPN. A presença notável do presidente das Olimpíadas Especiais Brasil Thomas Goman e do prefeito Luiz Fernando Machado destacou a importância e o impacto desse festival, que vai além do esporte ao promover a inclusão e a diversão para crianças de diferentes origens e habilidades.

Setembro

Grupo de pessoas posando para foto

Descrição gerada automaticamente

Setembro marcou um importante capítulo pós-Jogos Mundiais Special Olympics – Berlim 2023, com uma visita especial e ação de sensibilização na renomada adidas, marca que nos apoiou na competição internacional.

No dia 4 de setembro, parte da delegação que representou o Brasil em junho participou de uma visita focada na sensibilização dos colaboradores da marca, além de proporcionarem uma performance apresentada pelas atletas da ginástica rítmica. O evento contou com a presença dos atletas, parceiros, técnicos, do presidente da OEB  Thomas Goman e da diretora Teresa Leitão.

Outubro

Outubro foi um mês repleto de ações que reforçaram nosso compromisso com a inclusão e o esporte. Iniciamos com momentos da parceria com a Federação Internacional de Vôlei (FIVB) no Torneio Pré-Olímpico de Vôlei, no Maracanãzinho. Nossos atletas compartilharam a quadra com ex-atletas renomados antes do jogo da seleção brasileira.

Em seguida, uma visita à Colgate-Palmolive proporcionou não apenas uma conversa com a equipe, mas também uma apresentação de dança e ginástica rítmica por nossas atletas. Essa iniciativa reforçou os laços com um dos principais patrocinadores, destacando a importância do apoio contínuo de parceiros-chave para a promoção da inclusão por meio do esporte.

Grupo de pessoas em frente a computador

Descrição gerada automaticamente com confiança média

A Conferência Regional de Lideranças das Olimpíadas Especiais da América Latina, realizada em Assunção, no Paraguai, foi um marco em outubro. O evento, com o tema “Ressurgir e Renovar: Liderança moderna para um mundo inclusivo”, reuniu representantes de todos os países participantes, compartilhando boas práticas e reconhecendo ações inclusivas. O ponto alto foi a despedida emocionante da Manu Dutra como embaixadora global. Ela ressaltou em seu discurso a necessidade de ouvirmos os atletas líderes.

Os nossos atletas tiveram bastante participação no mês de outubro, entre os dias 23 e 26, por exemplo, se encontraram na cidade de Guarulhos (São Paulo) para apresentar o projeto de aliança com a prefeitura de São Paulo durante o Encontro para Geração de Alianças Estratégicas. Organizado pela SOLA, o evento contou com a participação dos líderes de programas nacionais e líderes do Lions Clube da América Latina e trouxe discussões importantes acerca da renovação e ampliação da parceria entre Fundação Lions Clubs International e Special Olympics International.

Grupo de pessoas em pé lado a lado

Descrição gerada automaticamente

Fechamos o mês com a segunda edição dos Jogos Unificados Indígenas Xukuru de Ororubá, em Pernambuco, na aldeia de Cimbres. Foi uma celebração de inclusão que envolveu mais de 60 atletas e parceiros de duas escolas da comunidade. Eles realizaram circuito de atividades motoras, jogos de tabuleiros, corrida, corrida de revezamento com maracá, arco e flecha e arremesso de lança. O evento foi realizado como parte do Programa Escolas Unificadas, que só é possível graças ao patrocínio da Fundação Stravos Niarchos.

Uma imagem contendo pessoa, ao ar livre, esporte, homem

Descrição gerada automaticamente

Novembro

Iniciamos o mês fortalecendo laços com dois clubes de São Paulo, o Clube Pinheiros e o Clube Paulistano. As parcerias refletem o engajamento desses clubes em promover a inclusão, adotando a metodologia da Special Olympics. No Clube Pinheiros, realizamos o Festival Unificado de Tênis, e, no Clube Paulistano, aconteceu o Festival Unificado de Futsal, além da assinatura de um acordo de cooperação de fomento ao esporte e, principalmente, do esporte como ferramenta de desenvolvimento de pessoas com deficiência.

No dia 27 de novembro, os Jogos Inclusivos Carioca tomaram o Rio de Janeiro, mais especificamente na Vila Olímpica Manoel Gomes Tubino. Em sua segunda edição, o evento, em parceria com a Secretaria Municipal de Ensino do Rio de Janeiro, envolveu mais de mil alunos de 27 escolas da rede municipal, com e sem deficiência.

Mulher segurando raquete de tênis na quadra

Descrição gerada automaticamente

Dezembro

Mesmo nos aproximando do final do ano, os eventos não pararam. Iniciamos o mês com a realização dos Jogos Regionais Sudeste, em São João de Meriti, no Rio de Janeiro, de 1 a 3 de dezembro. Com a participação de 300 atletas de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, promovemos a integração entre pessoas com e sem deficiência intelectual em diversas modalidades. O evento vai além das competições esportivas e abraça os programas abrangentes da OEB, como Atletas Saudáveis, Atletas Jovens e Liderança Juvenil, visando atender integralmente às necessidades das pessoas com deficiência intelectual e suas famílias.

Logo em seguida, no dia 5, a nossa atleta Emanuelle Dutra, a Manu, recebeu o Conjunto de Medalhas de Mérito Pedro Ernesto na Câmara Municipal do Rio de Janeiro, que reconhece todo o trabalho dela na luta pelas pessoas com deficiência. Ficamos imensamente felizes pela conquista da nossa atleta.

Por último, logo no início do mês, também recebemos o prêmio Reflexões durante a cerimônia do Bola de Prata, premiação anual dos melhores jogadores de futebol do ano realizada pela ESPN. Os nossos atletas Helena, Mateus e Ruy foram receber o troféu. Agradecemos muito à ESPN pela parceria e pelo reconhecimento. 

#OlimpiadasEspeciaisBrasil – Acompanhe as nossas Redes Sociais

Já conhece o nosso perfil no Instagram @olimpiadasespeciaisbrasil e nossa página no Facebook?

Acompanhe a gente nas redes sociais e não se esqueça de nos marcar em suas postagens. Atualizamos constantemente nossos perfis com dicas, conteúdos e notícias para aumentar o alcance do movimento e promover o calendário de eventos que acontecem ao longo do ano.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Relacionados

Pular para o conteúdo