OEB Informa: Newsletter das Olimpíadas Especiais Brasil | Outubro 2023

Bem-vindo a mais uma newsletter!

Outubro foi um mês recheado de eventos importantes para as Olimpíadas Especiais Brasil! Não conseguiu acompanhar tudo? Fique tranquilo, vamos trazer um resumo do que aconteceu nestes últimos dias.

Tivemos ações da parceria com a FIVB, sensibilização na Colgate, a segunda edição dos Jogos Indígenas, a participação da OEB na Conferência Regional de Lideranças das Olimpíadas Especiais da América Latina, entre outras ações. Aproveitamos a edição para anunciar a entrada do Dr. André Pedrinelli no Conselho da OEB.

Como sempre fazemos em nossa newsletter, queremos agradecer o incrível trabalho dos nossos voluntários e reconhecer o apoio de Lions Clubs International Foundation, que possibilita que a news chegue até você.

 Boa leitura!

Parceria com a FIVB – 01 e 02.10

O mês começou com duas ações muito legais da parceria entre a Special Olympics International e Federação Internacional de Vôlei (FIVB), que foi firmada em junho durante os Jogos Mundiais Special Olympics – Berlim 2023.

Antes do jogo entre Brasil e República Tcheca, no Maracanãzinho, pelo Torneio Pré-Olímpico de Vôlei, as luzes do ginásio foram voltadas para os nossos atletas que entraram em quadra junto com o ex-atletas Giba, embaixador das Olimpíadas Especiais Brasil, e Serginho, propagando o movimento global de inclusão, onde cada um é aceito e bem-vindo no esporte.

Na outra ação, vários ex-atletas participaram de uma atividade de vôlei de areia com nossos atletas. Além de Giba e Serginho, estiveram Carlão, Paula Pequeno, Adriana Samuel e Rodrigão.

Sensibilização na Colgate – 03.10

Assim como no mês passado tivemos uma sensibilização para os colaboradores da adidas, neste mês, parte da delegação que representou o Brasil nos Jogos Mundiais Special Olympics – Berlim 2023 fez uma visita à Colgate-Palmolive. Além da conversa com a equipe, aconteceu uma apresentação de dança e ginástica rítmica das nossas atletas.

O encontro aconteceu no dia 03 na sede da empresa em São Paulo. Vale relembrar que a marca foi a principal patrocinadora da nossa delegação nos Jogos Mundiais e foi a segunda vez que a empresa nos apoiou – a primeira foi no ano passado, o que nos permitiu ir à Copa Unificada – Detroit 2022.

Conferência Regional de Lideranças da SOLA – 10 a 13.10

Com o tema “Ressurgir e Renovar: Liderança moderna para um mundo inclusivo”, a Conferência Regional de Liderança das Olimpíadas Especiais da América Latina aconteceu durante os dias 10 e 13 em Assunção, no Paraguai. O evento reuniu representantes de todos os países que participam das Olimpíadas Especiais na América Latina, além do Conselho Regional de Atletas Líderes.

O encontro foi um momento de dividir boas práticas, de reconhecer as ações inclusivas e de visitar os locais em que irá acontecer os Jogos Latino-americanos das Olimpíadas Especiais – Assunção 2024. Estamos ansiosos!

A Conferência marcou a despedida da nossa querida Manu como embaixadora global, mas antes ela falou para o público e reforçou a necessidade de se ouvir cada vez mais os atletas líderes.

Jogos Unificados Indígenas Xukuru de Ororubá – 23 a 25.10

Entre os dias 23 e 25, voltamos nossas ações para Pernambuco, onde tivemos a segunda edição dos Jogos Unificados Indígenas Xukuru de Ororubá, realizado na Aldeia de Cimbres.

Mais de 60 atletas e parceiros de duas escolas da comunidade realizaram circuito de atividades motoras, jogos de tabuleiros, corrida, corrida de revezamento com maracá, arco e flecha e arremesso de lança.

Aproveitando o período, também aconteceram outros eventos na região: o Festival de Atletismo e Futsal Unificado e a Culminância dos Projetos de Liderança Unificada, no qual 25 escolas de Pesqueira e Arcoverde foram reconhecidas.

Embora a representação da Manu tenha se encerrado como embaixadora global, ela continua nas Olimpíadas Especiais Brasil compartilhando seu conhecimento com os novos atletas líderes. No dia 25, a Manu apresentou a formação de novos atletas líderes nas duas cidades de Pernambuco.

André Pedrinelli no Conselho da OEB

É com imenso prazer que anunciamos a entrada de André Pedrinelli no Conselho Curador das Olimpíadas Especiais Brasil. No último dia 20.10, ele participou da primeira reunião ao lado dos novos colegas.

Pedrinelli tem larga experiência com o universo do esporte e competições internacionais, atua como médico da CBF e é responsável pela Seleção Brasileira Feminina de Futebol, inclusive esteve com o Brasil na última Copa, disputada na Austrália e Nova Zelândia. Também já chefiou a equipe médica da Seleção Brasileira de Futsal e tem atuações nos departamentos de medicina esportiva no Comitê Olímpico Brasileiro, Conmebol (entidade que organiza o futebol na América do Sul) e FIFA (administra o futebol mundial). Além disso, é professor na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

Atividades de Outubro

Além de todas as ações mencionadas, gostaríamos de destacar também algumas ações muito importantes que aconteceram no mês de outubro.

No primeiro dia do mês, os funcionários da JBS, empresa que também apoiou a ida dos nossos atletas para os Jogos Mundiais, foram convidados para uma atividade de tênis de mesa com nossos atletas. Foi um momento muito legal de reconhecimento do apoio e integração.

De forma virtual, tivemos o Fórum de Famílias e Saúde no dia 4, com mediação da médica Bianca Orsi, que esteve com nossa delegação nos Jogos Mundiais, contamos com palestras das terapeutas ocupacionais Talita de Campos Urso e Camyla Cruz Ribeiro.

No sábado, dia 21, aconteceu o Triathlon Unificado de Jundiaí. Foi a oitava edição do evento que contou com a participação de mais de 100 atletas que nadaram, correram, pedalaram pelas ruas da cidade.

            A cidade de Guarulhos foi sede do Encontro para Geração de Alianças Estratégicas entre os dias 23 e 26. Organizado pela SOLA, o evento contou com a participação dos líderes de programas nacionais e líderes do Lions Clube da América Latina e trouxe discussões importantes acerca da renovação e ampliação da parceria entre Fundação Lions Clubs International e Special Olympics International. Durante o evento, nossos atletas apresentaram o projeto de aliança com a prefeitura de São Paulo para os presentes.

#OlimpiadasEspeciaisBrasil – Acompanhe as nossas Redes Sociais

Já conhece o nosso perfil no Instagram @olimpiadasespeciaisbrasil e nossa página no Facebook?

Acompanhe a gente nas redes sociais e não se esqueça de nos marcar em suas postagens. Atualizamos constantemente nossos perfis com dicas, conteúdos e notícias para aumentar o alcance do movimento e promover o calendário de eventos que acontecem ao longo do ano.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Relacionados

Pular para o conteúdo