Como foi o evento Caçadores de Bem-Estar na Pandemia

 

Depois das calorosas saudações de mais de uma centena de participantes, a nossa palestra contou com muitos aprendizados especiais. O Rodrigo, do Programa Atletas Saudáveis, começou explicando-nos a importância da saúde física para nossos atletas, participantes e colaboradores, demonstrando todas as ramificações do programa nas áreas que compreendem odontologia, fisioterapia, clínica geral, oftalmologia e muito mais. Dessa forma, a Dra. Bianca Orsi também nos fez refletir sobre a importância de, para além de um corpo saudável, cultivarmos uma mente saudável, que possa ser forte o bastante para enfrentar tempos difíceis como o isolamento social e a pandemia em que vivemos.

Então, para inaugurar as atividades de Mentes Fortes no Brasil (Strong Minds), a convidada Dra. Karina Barradas nos ajudou a responder a tão esperada pergunta:

“Como manter o bem-estar mental na pandemia?”

Dra. Karina I. T. Barradas é médica psiquiatra, membro da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). Atuou como Preceptora de Psiquiatria em dois Programas de Residência Médica em SP por mais de cinco anos. Atualmente, dedica-se às práticas de prevenção e de terapias em saúde mental.

Para começar, ela nos explicou que o bem-estar está ligado a hábitos como alimentação saudável, sono regulado, atividade física, higiene, momentos de lazer e a manutenção das nossas relações humanas. 

Por isso, no momento em que estamos vivendo, precisamos adaptar essas atividades para o contexto vivido. Ela nos instruiu, por exemplo, a estipular uma rotina que seja proveitosa e a exercer escolhas ao começar o dia, ou seja, pensar de que forma podemos tornar esses hábitos prazerosos mesmo dentro de nossas casas. Outro ponto importante que nossa convidada ressaltou, foi a sobre a necessidade de nos expressarmos, seja com a nossa família, amigos ou até mesmo um profissional capacitado, é preciso que exerçamos o ato de falar, de pedir ajuda, de compartilhar e de escutar.

Assim, ela encerrou fazendo um anagrama divertido com 5 dicas para ter uma mente forte: Falar, Organizar, Respirar, Ter tempo para você, Exercício. 

As dúvidas e contribuições de nossos atletas foram compartilhadas no final, quando também ocorreram diversas parabenizações pela palestra e por todo conhecimento que estava sendo passado. Um completo sucesso dos nossos caçadores de bem-estar!

 

 

 

 

Julia Retondar

Estudante de Publicidade e Propaganda na Universidade

Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e atua na Comunicação

das Olimpíadas Especiais Brasil.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Relacionados

Pular para o conteúdo