Prepare-se para sentir o coração bater mais forte, porque em outubro deste ano, Assunção, no Paraguai, vai se transformar no epicentro da inclusão e do espírito esportivo com os IV Jogos Latino-americanos de Olimpíadas Especiais!
De 4 a 12 de outubro, a capital paraguaia será palco de uma verdadeira celebração da diversidade, reunindo mais de 1000 atletas de 20 países diferentes para competir em 13 esportes e 14 modalidades. E sabe o que é ainda mais incrível? É a primeira vez que esse evento de peso acontece por lá, um marco para o esporte na América Latina!
Mas os Jogos não são só sobre medalhas e pódios, são sobre muito mais. É sobre mostrar que o esporte é para todos, e que cada atleta, com ou sem deficiência intelectual, tem um lugar reservado nesse grande evento. E para garantir que tudo seja um sucesso, mais de 2000 voluntários estarão por lá, prontos para fazer a diferença.
E não é só dentro dos campos e quadras que a mágica vai acontecer. Os Jogos trazem também uma série de eventos paralelos focados em saúde, educação e liderança, abrindo espaço para discussões importantes e para promover uma inclusão ainda mais ampla. Imagine só, um evento que não só eleva o esporte, mas também coloca em pauta o bem-estar e a igualdade de oportunidades para todos!
Essa edição vem para unir ainda mais a região em torno desses valores. Com um toque emocionante, ela é um chamado para todos nós nos unirmos em prol do respeito, da aceitação e da inclusão. É um grito apaixonado que ecoa pelos países, lembrando que, acima de tudo, somos uma comunidade vibrante e cheia de amor.
“Os IV Jogos Latino-americanos de Olimpíadas Especiais Assunção 2024 deixarão um poderoso legado ao país, aos nossos atletas e a toda a região da América Latina. Mais de mil atletas de 20 países da região se reunirão aqui em Assunção, prontos para inspirar outros através de sua determinação e coragem. Os Jogos regionais são nosso evento de destaque, uma oportunidade esportiva de classe mundial para nossos atletas, que também inclui eventos paralelos focados em Saúde, Juventude e Liderança, componentes cruciais para uma melhor qualidade de vida para os atletas e suas famílias. Finalmente, os Jogos são uma experiência humanitária que mostra a inclusão em ação, ajudando a construir pontes culturais e promover a inclusão real de pessoas com deficiência intelectual e do desenvolvimento em toda a América Latina.” cita Claudia Echeverry, Presidente e Diretora Regional das Olimpíadas Especiais América Latina.
Então, já sabe: reserve esses dias na sua agenda e venha acompanhar de perto esse espetáculo de determinação, alegria e união. Seja na torcida pelos atletas, participando dos eventos ou simplesmente se inspirando com as histórias de superação, os Jogos Latino-americanos de Olimpíadas Especiais prometem ser uma experiência transformadora, não só para quem participa, mas para todos nós que acreditamos em um mundo onde cada batida do coração é celebrada com respeito e dignidade.
Não fique de fora dessa! Vamos juntos torcer, vibrar e fazer parte dessa jornada única que vai marcar a história do esporte na América Latina.