O Programa Escolas Unificadas é um programa de educação e esporte desenhado para construir um ambiente inclusivo de aceitação e respeito entre os jovens com e sem deficiência intelectual, capacitando-os para atuarem como agentes de mudança em sua comunidade.
O objetivo principal do programa é motivar e ativar constantemente todos os alunos, fazendo-os, não só refletir sobre o tema da deficiência, mas identificar melhorias criando e executando projetos conjuntamente.
Um clima escolar que promove a inclusão, a aceitação, o respeito e a dignidade humana para todos os alunos é a base sobre a qual as Escolas Unificadas da Olimpíadas Especiais educam, motivam e ativam os estudantes.
Mesmo que a escola não tenha alunos com deficiência ela pode trabalhar esse tema internamente e eleger uma instituição para executar o projeto.
Não se pretende que os alunos sejam simplesmente receptores, mas sim protagonistas da mudança e que os professores e demais agentes escolares sejam seus aliados. O princípio do programa é a liderança inclusiva, intergeracional, onde as metas são compartilhadas e o trabalho é de propriedade coletiva tanto de jovens como de adultos.
Isto inclui: