O que fazemos

Estimulamos, por meio do esporte, que as pessoas com deficiência intelectual possam mostrar seu valor, compartilhar alegria e conviver numa sociedade mais igualitária.

O que fazemos: Olimpíadas Especiais

Special Olympics é um movimento global sem fins econômicos, que por meio de treinamento esportivo e competições de qualidade, melhora a vida de pessoas com diferentes capacidades intelectuais e, consequentemente, a vida de todas as pessoas que a cercam.

A Special Olympics foi revolucionária ao permitir o treinamento e competições nacionais e internacionais para atletas com deficiência intelectual, abrindo a porta da participação no esporte em uma sociedade altamente segregada. A comunidade de atletas cresceu e mudou. Os programas da Special Olympics evoluíram também. As necessidades dos atletas vão além do campo de jogo e variam de Programa para Programa dependendo de do clima cultural e sócio-econômico de cada país.

DADOS DEFICIÊNCIA INTELECTUAL

Existem aproximadamente 200 milhões de pessoas com deficiência intelectual atualmente no mundo. No Brasil, de acordo com os dados do IBGE (ano 2000), temos cerca de 13 milhões de pessoas com deficiência intelectual. Em nosso País, as Olimpíadas Especiais atendem atualmente cerca de 44.000 atletas em 7 Estados brasileiros. Já nossa organização Special Olympics International possui, em todo mundo, aproximadamente 4 milhões de atletas provenientes de mais de 180 países diferentes.

Dados Olimpíadas Especiais: Brasil e mundo

Nos últimos Jogos Mundiais de Verão (Summer World Games), que aconteceram na Abu Dhabi em Março/2019, tivemos a participação de mais de 7.000 atletas das Olimpíadas Especiais. Eles vieram de mais de 170 países para participar de 24 esportes de estilo olímpico sancionados oficialmente. O evento contou com mais de 20.000 voluntários que participaram do maior programa de trabalho voluntário já realizado nos EUA!

Os voluntários, pessoas com e sem deficiência intelectual, fizeram parte dos Jogos Mundiais mais unificados da história da Special Olympics desde a sua criação, há 50 anos.

Com isso, hoje, a Região América Latina da Special Olympics se orgulha de:

Contar com mais de

atletas
0 mil

Estar presente em

países da região
0

Oferecer

modalidades olímpicas de esporte
0

Organizar mais de

competições por ano
0

Ter

voluntários
0 mil

e mais de

técnicos
0 mil

Atualmente, no Brasil temos os seguintes números:

Somamos 

atletas
0 mil

Temos mais de

voluntários
0 mil

Contamos com

técnicos
0
modalidades esportivas
0

Promovemos mais de

eventos por ano
0

Atuamos em

Estados
0
Pular para o conteúdo