Lançamento Museu OEB

Foi em 1968 que Eunice Shriver deu início a um projeto que iria revolucionar a inclusão de pessoas com deficiência intelectual ao redor do mundo. Seu trabalho chegou ao Brasil e, ao longo de 35 anos, as Olimpíadas Especiais Brasil têm aumentado cada vez mais a sua grande família. Quantas vidas foram impactadas, transformadas?! São milhares de pessoas que constroem a trajetória dessa organização, cada uma delas deixando um pouco de si e recebendo muito. 

Foi com o intuito de preservar as memórias e histórias desse longo caminho que os atletas do programa Atletas Líderes das Olimpíadas Especiais Brasil criaram o Museu Virtual OEB

A iniciativa surgiu em 2021, quando os atletas participaram de uma reunião com a voluntária Karina Alonso. Neste encontro, a atleta líder Denise, de Guaratinguetá/SP, sugeriu que fosse criado um museu para coletar e preservar as memórias de todas as pessoas que passaram pelas Olimpíadas Especiais Brasil. Essa ideia surgiu a partir da própria experiência com os jogos que a atleta Denise teve: em 2003 ela participou dos Jogos de Verão em Dublin, na Irlanda, onde pôde conhecer um museu neste país. Essa memória nunca foi esquecida, sendo cultivada como um desejo de ver o mesmo para as OEB. 

Sugestão feita, a proposta foi acolhida por todos os seus colegas do projeto Atletas Líderes, que passaram a se preparar para iniciar esse desafio. 

A primeira parte foi o lançamento do projeto durante as comemorações dos 34 anos das Olimpíadas Especiais Brasil. Neste evento realizado online, os atletas apresentaram um tour virtual pelos jogos mundiais da Special Olympics, com muita desenvoltura e curiosidades. Ao final, o projeto do Museu OEB foi apresentado ao público e teve início a segunda fase: coletar as memórias!

Por quase um ano, os atletas líderes se empenharam em convidar parentes, amigos, técnicos, voluntários, enfim, todas as pessoas que já passaram pelas OEB, para participar dessa construção, enviando suas memórias e histórias. Para os próprios atletas, essa fase foi de muita superação, pois a cada mês, novos desafios foram vencidos e conseguiram coletar diversas informações, assim como fotos e vídeos.

O Museu virtual das Olimpíadas Especiais Brasil foi lançado nas comemorações dos 35 anos da OEB, mas o trabalho continua! Assim como as competições, treinos e superação dos atletas não têm fim, este museu também estará sempre em mudança: a cada dia, novas histórias são vivenciadas ao redor do Brasil com as OEB. 

Portanto, venha fazer parte desta construção: envie suas lembranças, histórias, fotos, vídeos! Ajude a levar a mensagem da inclusão adiante!

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Relacionados

Pular para o conteúdo