Em caso de pequenas dores nos pés, não espere piorar!

Dr. Sérgio Ricardo G. Freire Júnior – Ortopedia Esportiva, membro da Sociedade
Brasileira de Ortopedia e Traumatologia, Sociedade Brasileira de Artroscopia
e Traumatologia Esportiva, Internacional Society of Arthroscopy, Knee
Surgery and Orthopedic Sports Medicine, Oficial Médico da CONMEBOL

 

 

 

 

 

 

Consulte o ortopedista e trate logo para evitar problemas maiores

A dor nos pés pode trazer várias consequências limitantes e relevantes. Dor persistente, andar claudicante (mancando), deformidades e lesões são alguns exemplos. Podem ocorrer infecções sérias ou mesmo a necessidade de uma amputação, em situações mais complexas.

Existem muitas causas possíveis de dores nos pés, como calçados inadequados, exercícios físicos errados ou exagerados, desequilíbrios musculares, ficar em pé por muito tempo, traumatismos ou doenças que acometem os pés.

Na gravidez, essa dor pode estar relacionada com o aumento de peso e o inchaço nas pernas. Ocorre, principalmente, ao final do dia. Deitar-se e elevar os pés ajuda a desinchar. Compressas com água fria e caminhadas também podem ajudar. Por características mecânicas, hormonais e tipos de sapatos usados, as dores nos pés afetam mais mulheres que homens.

Em relação às doenças relacionadas com as dores nos pés, as mais comuns são: diabetes, problemas circulatórios, pressão sanguínea elevada, reumatismo e problemas ortopédicos como joanete (hálux valgo), esporão, neuromas (inflamações de pequenos nervos), fasciíte plantar, tendinites ou artrites.

Para ajudar no diagnóstico preciso, é fundamental a avaliação pelo médico especializado (ortopedista). Com isso, as característica ao se examinar o paciente e a análise de exames complementares (radiografias, ultrassom, ressonância, etc) indicam a maneira mais precisa e adequada de se efetuar um tratamento que solucione o problema e a dor. Deve-se lembrar que, algumas vezes, a dor nos pés é referida devido a um problema em outro local (joelho ou quadril, por exemplo) e dores em outros locais, também podem ser derivadas de problemas nos pés. Isso pode confundir o correto tratamento.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Relacionados

Pular para o conteúdo