Preparamos uma série de dicas para os profissionais do Programa Atletas Saudáveis e todos os médicos ficarem atentos sobre como tratar, cuidar e receber em seu consultório nossos atletas com deficiência intelectual!
- Não chame os atletas com deficiência intelectual de crianças. A nossa gama de atletas têm idades entre 2 e 78 anos ou mais!
- Pense em como usar uma linguagem mais simples ou diminuir um pouco o ritmo da sua conversa com os atletas com deficiência intelectual. Certifique-se de que você é claro. Nossos atletas têm deficiência intelectual de diferentes graus, mas eles não têm necessariamente deficiência auditiva – falando mais alto, eles não vão entender você melhor.
- Muitos de nossos atletas precisam saber de antemão o que vai acontecer durante uma consulta médica. Quando você for iniciar um procedimento, descreva o que você vai fazer primeiro e talvez o que virá em seguida.
- Trate os atletas com deficiência intelectual como se fossem seus colegas. Eles, e todos nós, adoram uma boa piada, provocações ou desafios, assim como você!
- Estabeleça limites entre você e os atletas com deficiência intelectual. Não lhes permita mau comportamento, porque quando você precisar ser a figura de autoridade, eles o respeitarão.
- Peça a opinião deles e permita-lhes responder – não coloque palavras na boca deles.
- Pergunte aos atletas com deficiência intelectual se você pode ajudá-los antes de agir – supondo que eles realmente precisam de ajuda.
- Espere receber várias perguntas. Muitos dos atletas com deficiência intelectual são bem curiosos sobre você e suas atividades pessoais. Se as perguntas tornarem-se invasivas, você pode dizer “não gostaria de responder isso”.
- Divirta-se e desfrute da candura e inocência dos atletas com deficiência intelectual! Prepare-se para a franqueza deles. Nossos atletas são muito honestos e sinceros.
- Seja entusiasta, otimista e profissional; mas se for demais, também é bom pedir uma pausa e dar uma relaxada.