Circuito de Atletismo Unificado por Equipes: um evento de inclusão e superação

As Olimpíadas Especiais Brasil, com o apoio inestimável da Colgate por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, realizaram o Circuito de Atletismo Unificado por Equipes, um evento marcante que destacou a inclusão e o fortalecimento do esporte entre pessoas com deficiência intelectual. Com etapas realizadas no Rio de Janeiro, Jundiaí e Belo Horizonte, culminando em uma emocionante etapa final em Belo Horizonte, o evento reuniu seis equipes unificadas em cada etapa, compostas por oito atletas, sendo quatro com deficiência intelectual e quatro sem deficiência.

Etapas e Modalidades

O Circuito de Atletismo Unificado por Equipes das Olimpíadas Especiais Brasil percorreu diversas cidades, começando pelo Rio de Janeiro no Centro Esportivo Miécimo da Silva, passando por Jundiaí na Pista de Atletismo do CECE Doutor Nicolino de Lucca (Ginásio do Bolão) e chegando a Belo Horizonte na Pista de Atletismo da PUC. Em cada uma dessas etapas, os atletas competiram em diversas modalidades, incluindo provas de pista como 50m, 100m e revezamento 4x100m, além de provas de campo como arremesso de peso e salto em distância.

Os atletas competiram em diversas modalidades, incluindo provas de pista (50m, 100m e revezamento 4x100m) e provas de campo (arremesso de peso e salto em distância).
E, para promover também a inclusão das mulheres, cada equipe tinha obrigatoriamente quatro atletas femininas, independente de terem ou não deficiência. O evento também foi planejado para incentivar a autonomia dos atletas, permitindo que viajassem sem suas famílias e conhecessem atletas e parceiros de diferentes estados.

As equipes sorteadas para a etapa final foram:

  • Rio de Janeiro: Nova Iguaçu e Paraesporte Campos dos Goytacazes
  • Jundiaí: Vinhedo e Peama Jundiaí
  • Belo Horizonte: Betim e Escola Municipal de Ensino Especial Santo Antônio

Destaques e Impacto

O Circuito de Atletismo Unificado destacou-se como um evento que fortalece a inclusão das pessoas com deficiência intelectual através do esporte. A metodologia dos Esportes Unificados, criada pela Special Olympics, tem um impacto positivo comprovado na inclusão e no desenvolvimento pessoal dos atletas.

“A Etapa Final do circuito de atletismo unificado em Belo Horizonte foi bem diferente e divertido para mim. Apesar de já ter participado do Triathlon Unificado, eu nunca havia participado de outro esporte em uma equipe unificada com outras pessoas com deficiência intelectual. Foi uma experiência muito especial.”

Kaylane, uma das atletas participantes, compartilhou sua experiência na Etapa Final em Belo Horizonte

“No final de semana de 07 a 09 de junho, fui acolhida por pessoas divertidas, sensíveis e comprometidas em ajudar um ao outro. Para mim, é gratificante compartilhar experiências de vida através da prática esportiva e estar inserida em um grupo unido, como o PEAMA, me permite expandir minhas experiências e fortalecer meu sentimento de pertencimento. Valorizo esse espaço seguro e acolhedor no qual pessoas com deficiências possam ter seus potenciais reconhecidos e estimulados, e além disso, se expressar livremente.”

Rosária, parceira unificada, também expressou sua gratidão

Apoio Fundamental da Colgate

O apoio da Colgate foi essencial para o sucesso do evento, proporcionando uniformes de competição, alimentação, hidratação, transporte e hospedagem para os atletas, parceiros e técnicos. A qualidade da organização e das estruturas de arbitragem garantiu que todos fossem bem atendidos e que o evento fosse realizado com excelência.

O Circuito de Atletismo Unificado por Equipes das Olimpíadas Especiais Brasil foi um exemplo inspirador de como o esporte pode ser uma poderosa ferramenta de inclusão, proporcionando oportunidades únicas de crescimento e desenvolvimento para todos os envolvidos.

Confira algumas fotos

Patrocinador Oficial:

Realização:

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Relacionados

Pular para o conteúdo