Programa de Liderança De Atletas

Para as Olimpíadas Especiais o Programa de Liderança de Atleta é fundamental e acreditamos que todos os atletas são atletas líderes. Através de fóruns, reuniões, conferências, podemos ajudá-los a desenvolver suas habilidades, a descobrir seu potencial, sua vocação dentro do programa e assim contribuir com o movimento.

O atleta começa tomando uma decisão sobre os papéis de liderança que pode assumir e posições significativas e de influência em todos os níveis e atividades da organização e da comunidade, e isso tem um poderoso efeito sobre sua autoestima e confiança.

O programa entende os atletas como uma parte totalmente integrada e significativa da organização em cada nível, seja local, municipal, estadual, nacional ou internacional.

Além de se tornarem modelo para os outros atletas, podem atuar nas áreas administrativas, na arbitragem de competições, irão ajudar o técnico a treinar outros atletas e tomar decisões sobre o futuro da organização.

Alguns dos atletas passam por uma capacitação em habilidades de liderança antes de serem colocados em postos de responsabilidade. Nessa preparação eles são separados em grupos de trabalho considerando seu nível de habilidades. Ao final desses encontros as recomendações e conclusões que os atletas chegam são apresentas para o conselho das Olimpíadas Especiais.

ALGUNS ASPECTOS A SEREM TRABALHADOS:

  • Falar em público
  • Cuidado pessoal (saúde, dinheiro, comida)
  • Noções sobre como se comportar em redes sociais
  • Noções de trabalho em equipe