O ano de 2024 está chegando à reta final e queremos contar para vocês sobre a participação de OEB no Special Olympics Global Center Summit e os eventos de Saúde que aconteceram em novembro.
Mas antes vamos falar de um projeto tão importante que aconteceu em setembro: o Programa Rexona Quebrando Barreiras, que contou com duas atividades incríveis.
Boa leitura!
Programa Rexona Quebrando Barreiras – 17 e 21 de setembro
No mês de setembro, nossa comunicação esteve focada no IV Jogos Latino-Americanos das Olimpíadas Especiais, mas nossas atividades continuaram acontecendo. Inclusive, tivemos duas ações muito importantes do Programa Quebrando Barreiras. Unidas, as ações mobilizaram mais de 150 pessoas.
No dia 17, estivemos em Salvador, no Colégio Estadual Pedro Paulo Marques e Marques, para uma roda de conversa com público das regiões de Salvador, Camaçari e Pojuca, para falar sobre a inclusão de pessoas com deficiência no esporte e o que significa quebrar barreiras para elas, além de atividades esportivas durante o encontro.

Já em São Paulo, no dia 21, participamos da Virada Esportiva, no Centro Olímpico, em uma parceria com a Secretaria de Esportes e Lazer da cidade. Nossos Atletas Líderes de São Paulo compartilharam suas vivências com o público e depois tivemos atividades esportivas e apresentação do Grupo de Ginástica Rítmica do Projeto Super-Ação.

O Programa Rexona Quebrando Barreiras é um treinamento em 15 módulos voltado para técnicos e profissionais de atividades físicas que trata sobre a diversidade dentro do esporte e, por este motivo, se conecta com as Olimpíadas Especiais Brasil para a desenvolvimento de um módulo exclusivo sobre a inclusão de pessoas com deficiência intelectual.
A parceria já dura quatro anos e resultou em diversos resultados promissores, incluindo a entrevista das atletas Ana Paula Loro e Emanuelle Dutra com o Fábio Porchat para contarem um pouco de suas trajetórias e como o esporte foi a ferramenta de inclusão, além da realização de diversos eventos para divulgação do Programa.

Special Olympics Global Center Summit – 19 e 20 de novembro
A OEB esteve presente no Seminário das Olimpíadas Especiais, realizado em Abu Dhabi nos dias 19 e 20 de novembro. O evento reuniu os principais líderes dos programas, atletas e Atletas Líderes para avançar na temática da pessoa com deficiência intelectual, incluindo o presidente da Special Olympics, Timothy Shriver.

Mas nós também estivemos muito bem representados com a diretora executiva, Ana Paula Soares, o coordenador de programas, Rafael Fiuza, e a professora da Rede Municipal do Rio de Janeiro, Soraya Tavares. Eles apresentaram o programa Escolas Unificadas e todos os resultados alcançados, que seguem superando as expectativas. Recebemos um troféu pela atuação entregue pela diretora executiva da Special Olympics, Mary Davis.

Eventos de Saúde
O mês de novembro foi de reconhecimento e visibilidade para a atuação da Coordenação de Saúde. Parabenizamos todos os diretores clínicos que participaram, além dos voluntários que possibilitam que os reconhecimentos aconteçam.
No dia 21, a diretora clínica, Vanessa Campos, esteve em Brasília (DF) para receber o prêmio de reconhecimento do Ministério da Saúde pelo seu livro “Sorrisos Especiais Mais que Especiais”, que ela escreveu para seus pacientes de odontologia com deficiência intelectual e com menção ao seu trabalho nas Olimpíadas Especiais Brasil. Esse prêmio fez parte do Brasil Sorridente (Política Nacional de Saúde Bucal), criado para ampliar o acesso aos serviços odontológicos pela população brasileira.

Já no dia 23, a diretora clínica de saúde, Ana Karla Pedrosa, de Funfitness, apresentou uma Palestra sobre Fisioterapia e Terapia Ocupacional na perspectiva da Special Olympics, divulgando o trabalho que realizamos na área, na TecFisio, evento da Reatech Brasil que apresenta tendências e inovações no setor da Fisioterapia e Terapia Ocupacional, realizada em São Paulo (SP) entre os dias 20 e 23 de novembro.

E, no dia 27, o nosso diretor clínico da equipe de Audição Saudável, Francisco José Vieira Osterne, ganhou 1º lugar entre os trabalhos científicos apresentados no 32º Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia, realizado em São Paulo. Sua campanha intitulada “Acessibilidade e inclusão: Promoção de saúde auditiva nas Olimpíadas Especiais Brasil”, mostra a importância da OEB e dos voluntários de saúde para a população com deficiência intelectual e autismo.

Além disso, no dia 1º do mês, realizamos nosso primeiro evento de Atletas Saudáveis na cidade de Brotas (SP) com muito apoio da APAE local, dos moradores da cidade e do nosso diretor clínico, Flávio Farias, que esteve à frente desse evento. Ao todo foram mais de 300 atendimentos nas áreas de Sorrisos Especiais, Audição Saudável, Promoção da Saúde, Funfitness e a estreia de Mentes Poderosas, que cuida da saúde emocional dos atletas.

#OlimpiadasEspeciaisBrasil – Acompanhe as nossas Redes Sociais
Já conhece o nosso perfil no Instagram @olimpiadasespeciaisbrasil e nossa página no Facebook?
Acompanhe a gente nas redes sociais e não se esqueça de nos marcar em suas postagens. Atualizamos constantemente nossos perfis com dicas, conteúdos e notícias para aumentar o alcance do movimento e promover o calendário de eventos que acontecem ao longo do ano.