A Olimpíadas Especiais Brasil (OEB) se prepara para a Semana do Futebol 2024, um evento que promove a inclusão e celebra o poder transformador do esporte. Nos dias 27 de maio a 2 de junho, dez países da América do Sul realizam uma série de atividades dedicadas ao futebol, principalmente, para pessoas com deficiência intelectual. A iniciativa, feita em parceria com a Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) e Olimpíadas Especiais América Latina (SOLA), visa não apenas aumentar o conhecimento sobre o movimento Special Olympics, mas também celebrar o programa “Futebol Somos Todos”, que propõe mostrar a modalidade como ferramenta para inclusão social de pessoas com deficiência intelectual.
O principal evento da Semana do Futebol será a primeira Copa Brasil de Futebol Unificado, realizada entre os dias 31 de maio e 2 de junho, na Vila Olímpica de São João de Meriti (RJ). A competição de futebol de campo reúne dois times do Rio de Janeiro, das cidades de Campos, e dois de São Paulo, da capital e Catanduva, com atletas com e sem deficiência jogando juntos, seguindo a metodologia de Esporte Unificado.
Durante a Copa, no 3º dia, também acontece a Experiência Unificada, com a participação de ex-atletas e embaixadores da OEB jogando como parceiros dos atletas com deficiência intelectual.
Além do Brasil, Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela participam da Semana do Futebol 2024. Ao todo, estima-se que o evento movimentará cerca de 3,5 mil pessoas entre atletas, treinadores e voluntários.
A seguir, as atividades da OEB que giram em torno da bola no país durante a Semana do Futebol 2024.
Em São João de Meriti (RJ):
No dia 28, a cidade fluminense também recebe exibições de programas da Olimpíadas Especiais Brasil que, excepcionalmente, terão atividades adaptadas ao futebol, como Atletas Jovens, que promove a iniciação esportiva e jogos recreativos para crianças, e MATP, elaborado para atletas com deficiência intelectual severa ou profunda que não conseguem participar das competições esportivas oficiais, devido ao comprometimento de suas habilidades ou capacidades funcionais. As duas atividades acontecem na Vila Olímpica de São João de Meriti.
Em Campos dos Goytacazes (RJ):
Na cidade do Norte Fluminense, no dia 29 de maio, acontecem três Festivais de Futebol: Down (voltado às pessoas com síndrome de Down), Masculino (com times de 11 atletas) e Feminino (futsal). Os eventos acontecem na Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF).
No Rio de Janeiro (RJ):
Também no dia 29 de maio, mas na capital fluminense, acontece a atividade Minha Primeira Experiência, que apresenta atividades recreativas e pré-desportivas adaptadas ao futebol para alunos do Ginásio Educacional Tecnológico Elza Soares, uma das escolas participantes do programa Escolas Unificadas, focado na construção de um ambiente mais inclusivo nas escolas.
No interior de SP:
No dia 27 de maio, acontece o amistoso de futsal feminino entre a APAE Mirassol e APAE Monte Aprazível, no campo da APAE de Mirassol (SP) e o amistoso entre os times unificados da Itaquaquecetuba versus capital, no estádio Ildeu Silvestre do Carmo na cidade do interior mandante do jogo. Já no dia 29, a APAE FAI na cidade de Adamantina (SP) recebe o Festival MATP adaptado às práticas futebolísticas.
SERVIÇO:
1ª Copa Brasil de Futebol Unificado
Data e horário: 31/05 até 02/06
Local: Vila Olímpica de São João de Meriti
Endereço: R. Milton, s/n – Grande Rio, São João de Meriti – RJ
Amistoso – Capital x Itaquaquecetuba
Data e horário: 27/05
Local: Estádio Ildeu Silvestre do Carmo
Endereço: R. Goiás – Morro Branco, Itaquaquecetuba – SP
Amistoso – APAE Mirassol x APAE Monte Aparazível
Data e horário: 27/05
Local: APAE Mirassol
Endereço: Av. José Emigdio de Faria, 1880 – Vila Maria II, Mirassol – SP
Exibição MATP e Atletas Jovens voltado ao futebol
Data e horário: 28/05
Local: Vila Olímpica de São João de Meriti
Endereço: R. Milton, s/n – Grande Rio, São João de Meriti – RJ
Minha Primeira Experiência no Futebol
Data e horário: 29/05
Local: Ginásio Educacional Tecnológico Elza Soares
Endereço: R. Ana Neri, 1552 – Rocha, Rio de Janeiro – RJ
Festivais de Futebol – Down, Feminino e Masculino
Data e horário: 29/05
Local: Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF) – Campos dos Goytacazes
Endereço: Av. Alberto Lamego, 2000 – Parque California, Campos dos Goytacazes – RJ
Festival MATP
Data e horário: 29/05
Local: APAE Adamantina
Endereço: R. Tsunekishi Sakai, 136 – Vila Joaquim, Adamantina – SP
Experiência Unificada no Futebol
Data e horário: 02/06
Local: Vila Olímpica de São João de Meriti
Endereço: R. Milton, s/n – Grande Rio, São João de Meriti – RJ
SOBRE OLIMPÍADAS ESPECIAIS BRASIL
Projeto global sem fins lucrativos, a Special Olympics é um movimento mundial centrado no desporto, fundado em 1968 por Eunice Kennedy Shriver – irmã do 35° presidente dos Estados Unidos John F. Kennedy. Trata-se de uma organização internacional criada para apoiar pessoas com deficiência intelectual a desenvolverem a sua autoconfiança, capacidades de relacionamento interpessoal e sentido de realização por meio do esporte.
Acreditada pela Special Olympics International, as Olimpíadas Especiais Brasil atuam nas seguintes modalidades esportivas: atletismo, águas abertas, basquete, bocha, ciclismo, futebol, natação, handebol, ginástica rítmica, tênis, tênis de mesa, vôlei de praia e judô; além dos Programas: Atleta Líder, Escolas Unificadas, Atletas Saudáveis, Atletas Jovens, MATP (Programa de Treinamento em Atividade Motora) e Famílias. Tendo o país quase 6 milhões de pessoas com deficiência intelectual, as Olimpíadas Especiais Brasil possuem 44 mil atletas treinando.
Filosofia
A Special Olympics tem como filosofia dar oportunidade a todos os atletas, independente do nível de habilidade, promovendo diversas competições, nas mais diferentes regiões do mundo, durante todo o ano. O programa é conduzido por voluntários e, por meio de treinamentos esportivos e competições de qualidade, melhora a vida das pessoas com deficiência intelectual e, consequentemente, a vida de todas as pessoas que as cercam.
Embaixadores
A Special Olympics conta, em nível local e global, com uma série de embaixadores que vestem a camisa do movimento e ajudam a levar adiante a causa. No Brasil, as OEB dispõem de nomes como os jogadores de futebol Cafu, Ricardinho, Romário, Zico, Lucas Moura e Willian Bigode e a jogadora de vôlei Jackie Silva. No mundo, além de nomes importantes do esporte, com destaque para Michael Phelps, há artistas como Avril Lavigne, Brooklyn Decker Roddick, Charles Melton, Eddie Barbanell, Maureen McCormick, Chris Pratt e Katherine Schwarzenegger.